RIBEIRO ROCHA JULIO 
A ORDEM DE JESUS
A ORDEM DE JESUS

 

Após a sua ressurreição, Jesus foi visto por seus discípulos num espaço de 40 dias, orientando-os nastarefasa fim de cumprirem a obra perfeita do Senhor. Naquele instante Elelhes ordenou:

 

 “...É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do filho e do Espírito Santo; Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:18-20)

 

Instante antes do Senhor ser elevado ao Céu, apareceu aos seus  discípulos, ordenando-lhes novamente:

 

“...Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 15:15-16)

 

Continuando, disse-lhes Jesus:

 

“E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demónios; falarão novas línguas;  Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão.” (Marcos 16:17-18)

 

Jesus foi recebido no Céu

 

“Ora o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.”(Marcos 16:19)

 

Os discípulos saíram cumprindo a ordem de Jesus:

 

Em Marcos 16:20, diz que tendo os discípulos partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiam. Amém.

 

Esta missão, porém, não foi reserva só para aqueles discípulos, e sim para todos que conhecem as Sagradas Escrituras, posto que, ninguém se converterá se não tiver quem  pregue.

 

Sobre  isto, assim está escrito:

 

“Como pois invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?  E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!  Mas nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?  De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:14-17)

 

Decorridos quase dois mil anos após a subida de Jesus ao Céu, a sua ordem parece que foi dada agora. Daí, nós ouvimos alguém pregando a Palavra de Deus e nos convertemos. Semelhantemente, milhares  de pecadores seguiram o mesmo caminho se convertendo; dos quais muitos saíram e saem anunciando o Evangelho da Salvação.  Deste modo, alguns pregam para outros, e estes para tantos outros. E jamais pararão. Amém!

 

A narrativa de Lucas sobre aquele último momento de Jesus com os seus discípulos

 

“FIZ o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar.  Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;  Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando do que respeita ao reino de Deus.(Atos 1:1-3) 

 

Jesus mandou que os discípulos esperassem a promessa do Pai:

 

“E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.  Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” (Atos 1:4-5)

 

A pergunta dos discípulos:

 

  “Aqueles pois que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?  E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.” (Atos 1:6-7)

 

Jesus anuncia a vinda do Espírito Santo:

 

 “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”(Atos 1:8) 

 

Jesus foi elevados às alturas:

 

“E quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. (Atos 1:9)

 

O anúncio dos dois anjos:

 

“E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco,  Os quais lhes disseram: Varões galileus, porque estais olhando para o céu? Esse Jesus, que de entre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” (Atos 1:10-11)