Criar um Site Grátis Fantástico
AS METÁFORAS DE JESUS
AS METÁFORAS DE JESUS

A metáfora é um dos elementos da Estilística, e tem por objetivo utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem, contudo, ser real. Os gramáticos dizem que toda metáfora é uma espécie de comparação implícita, em que o elemento comparativo não aparece. 

Exemplos de Metáfora: “Seus olhos são luzes brilhantes.”

Porém, o que nós vemos são os olhos, não obstante, eles (os olhos) brilham e parecem luzes. Apenas, parecem!

É isto que veremos agora! Desta feita, o nosso assunto é sobre o DONO DO PODER, o qual é AQUELE QUE DOMINA CÉUS E TERRA, e tudo quanto neles há; e “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” (Evangelho de São João 1:3)

JESUS se compara com duas letras

Nas revelações do livro de Apocalipse, capítulo 1, versículo 8, diz quem é o VERBO DE DEUS: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.”

E como Todo-Poderoso é o executou de tudo – criou Céus e terra -, e o que neles existem -, e executará todos os Seus planos; eis que em breve Ele virá buscar a Sua Igreja, livrando-a da Grande Tribulação, que ocorrerá no governo do Anticristo.

Mais uma vez Apocalipse, capítulo 22, versículo 13, reafirma quem é O VERBO DE DEUS, dizendo: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.”

O VERBO DE DEUS, que tem mais de cem nomes, também, é chamado de FILHO DO HOMEM.

Estas duas passagens apocalípticas (capítulo 1, versículo 8, e capítulo 22, versículo 13) tem o mesmo significado, basicamente.

VEJAMOS:

No capítulo 1, versículo 8, JESUS diz: “... que é, e que era, e que há de vir...”

Que é o começo e o fim;

Que era – já existia antes de todas as coisas;

Que há de vir – prometeu vir buscar a sua igreja.

Alfa - Primeira letra do alfabeto grego; Ômega – Nome da vigésima quarta e última letra do alfabeto grego. E repete a mesma coisa por duas vezes: o princípio (Alfa) e o fim (Ômega), o primeiro (Alfa) e o derradeiro (Ômega). JESUS é  eterno! GLÓRIAS A DEUS! ALELUIAS!

JESUS é  o Pão da Vida

O texto de João, capítulo 6, versículos 24 a 27, relata  que JESUS se encontrava com os Seus discípulos na sinagoga, ensinando em Cafarnaum, quando lá chegou uma grande multidão, que O procurava. Alguns Lhe perguntaram:  “Rabi, quando chegaste aqui?”

“Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.”

JESUS se referiu à multiplicação de cinco pães e dois peixinhos, que ocorrera às margens do mar da Galileia, saciando a fome de quase cinco mil homens (João 6:9-13), cuja multidão era bem maior, pois somando-se aos homens estavam mulheres e crianças.

JESUS esclarece qual a verdadeira comida, a qual nos leva ao Céu: “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.” (João 6:27)

O pão de Moisés e o verdadeiro PÃO DO CÉU.

JESUS, então esclarece qual o verdadeiro PÃO DO CEU, dizendo: “Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele (JESUS) que desce do céu e dá vida ao mundo.” (Evangelho de São João 6:32-33)

Aqui, trata-se da vida espiritual, que só JESUS pode dá-la, todavia, a maioria dos do mundo a rejeita.

Os discípulos queriam o Pão da Vida

Os discípulos disseram a Jesus: “Senhor, dá-nos sempre desse pão.”

Muitos não entendem as coisas do Reino de Deus; com os discípulos não foi diferente, pois eles entenderam que o pão seria um 

alimento comum que meramente alimentaria a parte física – o corpo -, pois o advérbio de tempo SEMPRE significa todo o tempo. Contudo, quem se converte dos seus pecados, aceitando a JESUS como seu Único e Suficiente Salvador precisa constantemente do PÃO DE DEUS, a fim de andar nos retos caminhos  do Senhor.

JESUS, então esclareceu aos seus discípulos:

“Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” (João 6:35)

Quem comer do Pão da Vida não morrerá

Continuando, disse JESUS:Eu sou o pão da vida.”(João 6:48)

 Este é o pão que desce do céu, e quem dele comer não morrerá espiritualmente.

JESUS é o Pão Vivo

“Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.” (João 6:51)

Nos dois versículos (João 6:48 e 51) JESUS disse que não haveria morte espiritual para os que servem tão-somente ao Céu, portanto, viverá eternamente.

O pão da vida, que veio do Céu, é a comida espiritual. Nunca terá sede, trata-se da mesma água que Jesus ofereceu à samaritana, mulher pecadora, que tivera cinco maridos, e o que tinha também não era dela. No capítulo 4,versículo 10, do Evangelho de São João, disse o Salvador: “Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.”

JESUS explica os efeitos da água que Ele tem.

“Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele, que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna” (João 4:13-14). Essa maravilhosa água, que é o Espírito Santo, é confirmada em 1 Coríntios, capítulo 12, versículo 13, que diz:

“Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.”

A Santa Ceia é uma das maiores mensagens sobre o PÃO JESUS.

“E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.  Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós.  (Lucas 22:19-20).

Observe que JESUS não misturou o PÃO com O VINHO.  É erro juntar os dois!

O Pão da vida diz ser o Pai

Em outra ocasião, disse JESUS: “Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.” (João 14:7)

De imediato, Felipe, que não entendeu nada, pediu a JESUS para mostrar o Pai (João 14:8). No versículo 9, do capítulo 14, JESUS esclareceu: “Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”

Outra dúvida ocorreu quando JESUS repreendeu o vento, e disse ao mar: “Cala-te, aquieta-te..” (Marcos 4:39). E os discípulos diziam uns aos outros: “...Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4:41)

Os discípulos não sabiam que O PÃO JESUS  seria e é o dono do poder, portanto, o único que santificaria e santifica o espírito, a alma, e o corpo dos que se convertem dos seus pecados, deixando-os plenamente conservados e irrepreensíveis para a vinda gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo, conforme 1 Tessalonicenses 5, versículo 23. AMÉM!

JESUS é a luz do mundo

Os homens rejeitaram a Luz do Céu

“Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.” (João 1:4,5)

João Batista testificava da LUZ, para que todos cressem através dele (João 1:7-8)

Os homens preferiram as trevas, rejeitando a LUZ.

“E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.

A verdade e a LUZ

“Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” (São João 3:19-21

“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8:12)

Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.”(João 9:5) 

Os seguidores de JESUS são a luz do mundo

Após citadas as Bem-Aventuranças no Sermão da Montanha, JESUS disse aos Seus discípulos que eles eram a luz do mundo (Mateus 5:14).

De igual sorte, quem cumpre as Escrituras, e faz tão-somente a vontade de DEUS, também é a luz do mundo, porquanto vive no mundo, mas não é do mundo. (João 17:14-16)

Isto implica dizer que quem serve a Deus não participa das coisas oferecidas pelo mundo, porquanto elas não agradam a Deus. As coisas do mundo pertencem ao deus  deste século – o diabo - (2 Coríntios 4:3-4)

DEUS É LUZ

A Primeira Epístola Universal de São João, capítulo 1, apresenta o contexto dos versículos 5 a 7, que diz:

Deus é luz. Aqueles que não andam na luz não têm comunhão com Ele.”

João esclarece para melhor interpretação:

“E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” (Versículos 5 a 7)

JESUS É A PORTA

No Evangelho de São João, capítulo 10, versículo 9, disse JESUS:   “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” Não precisa nem comentar; tudo está bem claro.

A PORTA QUER ENTRAR PELA PORTA

JESUS, que é a PORTA, está à porta e bate, conforme Apocalipse 3, versículo 20, que diz:

“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.”

Aqui, trata-se da sétima carta que JESUS, também chamado de FILHO DO HOMEM, dirigiu à Igreja de Laodicéia, que só recebeu reprovação ao ponto de JESUS dizer: “Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.” (Apocalipse 3:16)

Como vimos, JESUS não desistiu e bateu à porta dos daquela Igreja de Laodicéia, que se desviaram do Evangelho do Senhor.  Nos dias atuais não é diferente: JESUS continua batendo à porta, e quer salvar os perdidos, pois, nos tempos atuais existe em cada esquina uma igreja, e muitos dos seus congregados e dirigentes estão vomitados da boca do FILHO DO HOMEM.

JESUS É O CAMINHO 

JESUS se apresenta como o CAMINHO, conforme o Evangelho de São João, capítulo 14, versículo 6, que diz:

“Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

NOTE BEM:

Tanto para a salvação, quanto para nossas orações, só chegaremos a DEUS através do CAMINHO JESUS. Fujamos, pois das doutrinas erradas, que matam a nossa própria alma.

JESUS É A VIDEIRA   

JESUS se apresenta como a videira verdadeira, descrita em João 15, versículo 1: 

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.”

A videira, também é chamada de parreira e dá uvas. Também é conhecida como vinha, conforme o dicionário bíblico Vine fala que a vinha brotava grandes  e pesados cachos de Uvas.

A vara que não dá fruto, que o Pai  a tira, representa as almas perdidas, que  foram e continuam sendo jogadas no fago eterno, pois não se arrependeram dos seus pecados antes da morte física.

Ora, porque JESUS diz ser a videira verdadeira? Será que existia e existe outra?!

De fato, tem a falsa videira. Em Isaías, capítulo 32, versículo 12 e 13, diz: “que veio o julgamento de Deus para Israel, e estendeu-se às vinhas dos grandes cachos de Uvas; e a alegria na vinha cessaria, pois foi transformada em espinheiros e sarças.”

Desta sorte, o que era alegria foi reduzido tão-somente a sombras para os animais.

JESUS continua  falando sobre si

mesmo, como Videira Verdadeira.

“Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:3-5)

Aqui se encontra uma das maiores dádivas do Céu, após a conversão do pecador: “quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

NOTE BEM:  SEM JESUS NADA PODEMOS FAZER

Agora, JESUS revela o Seu poder através da vara limpa pelo Lavrador – o Pai -, pois no capítulo 15 de João, versículo 7, Ele diz: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” Quem é 

salvo em CRISTO JESUS só pede ao Pai, em nome do FILHO UNIGÊNITO.

Rating: 2.3/5 (65 votos)

ONLINE
1



Total de visitas: 672041