RIBEIRO ROCHA JULIO 
COM QUANTOS ANOS DEVEMOS SER BATIZADOS
COM QUANTOS ANOS DEVEMOS SER BATIZADOS

 

Jesus quando apareceu aos Seus discípulos, pela última vez, deu-lhes uma ordem que não se destinaria só a eles (os discípulos), mas aos que cressem no Seu nome, conforme está escrito:

“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:15-16)

A quem devemos pregar o Evangelho da Salvação? A partir de que idade o ser humano tem entendimento para ouvir a palavra  restauradora de Deus, crer e ser batizado?

Jesus disse por todo o mundo e a toda criatura. Desta maneira, o ser humano precisa crer e aceitar o Evangelho da Salvação e será salvo; após o crer vem o batismo.

Para compreender estas coisas, o ser humano precisará ter certa idade e entender a palavra de Deus. Uma criancinha de 3,5 ou 6 anos não entende a pregação sobre o Reino de Deus, nem tampouco crer; logo, não poderá ser batizada.

O homem, porém, contraria as Escrituras batizando criancinhas recém nascidas, que nada entendem, nomeando-lhes um procurador, que se chama padrinho, que responderá pela criança.

O batismo vem após o arrependimento dos pecados, e do crer; e uma criancinha não tem noção de nada, nem é pecadora, porquanto delas é o Reino de Deus, conforme está escrito:

“Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o Reino dos céus.” (Mateus 19:14)

Ora, o ser humano enquanto criança é santo, sem pecado. Não tem do que se arrepender.

 “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?  De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” (Romanos 6:3-4)

Estorveis, segundo o dicionário, quer dizer:  Embaraçar. Dificultar; impedir.