RIBEIRO ROCHA JULIO 
CRISTO É A PEDRA...
CRISTO É A PEDRA...

 

Jesus ia chegando às partes de Cesareia de Filipo, quando interrogou os seus discípulos:

“Quem dizem os homens ser o Filho do homem?  E eles disseram: Uns João Batista, outros Elias, e outros Jeremias ou um dos profetas.” (Mateus 16:13-14)

Emendando, perguntou-lhes Jesus:

‘“E vós, quem dizeis que eu sou?  E Simão Pedro, respondendo, disse:

“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.  E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 16:15-17)

            Continuando, disse Jesus a Pedro:

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;  E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mateus 16:18-19)

Há quem diga que a pedra que Jesus se referiu seria Pedro. Todavia, o Mestre não disse que Pedro seria pedra e sobre ele edificaria a sua igreja. É necessário que observemos bem a colocação gramatical feita por Jesus, quando Ele disse: “... tú és Pedro...”. O tratamento pronominal é da segunda pessoa. Continuando, Jesus vai para o pronome demonstrativo da primeira pessoa dizendo: “...e sobre esta pedra...”.  Se a referência fosse sobre Pedro, seria na segunda pessoa, do pronome demonstrativo “essa”.

A que pedra Jesus se referiu? Esta resposta nós a encontramos nas Escrituras.

Vejamos:

Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel.  Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado,  Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dos mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça da esquina.” (Atos 4:8-11)

“Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.  E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram essa foi a principal da esquina;  E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.” (1 Pedro 2:6-8)

“Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isto, e é maravilhoso aos nossos olhos?” (Mateus 21:42)

A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se cabeça de esquina.  Foi o SENHOR que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos.” (Salmos 118:16)

“Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.” (Isaías 28:16)

“Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; e todo aquele que crer nela não será confundido.” (Romanos 9:33)

“E beberam todos duma mesma bebida espiritual,porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.” (1 Coríntios 10:4)

O homem se justifica com suas doutrinas dizendo que Jesus disse: “...e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”

Realmente Jesus disse, sim! Porém, o Príncipe da paz se referia a Pedro; não aos depois dele (Pedro). O homem, contudo, toma para si o lugar de Pedro, dizendo que é o seu representante aqui na terra.

Mais uma vez Jesus usa a segunda pessoa, e colocou o verbo ligar no Futuro do Subjuntivo.

Entendendo melhor:

Repetiremos o versículo 19, do capítulo 16, de Mateus, que diz:

“E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”

Sem sombra de dúvida, Jesus apresenta a segunda pessoa pronominal te, e seguindo-se a colocação verbal, na segunda pessoa (tu) ligares, Futuro do Subjuntivo do verbo ligar, e concluiu de maneira muita clara utilizando o verbo desligar, na segunda pessoa (tu) desligares, que é o Futuro do Subjuntivo.

Ora, o que se diz ser representante de São Pedro, deveria ter o poder que Pedro teve  e os santos apóstolos.

Por que o que se diz representante de são Pedro, não anda conforme Pedro andou?

Falta-lhe os atributos reservados aos santos em nosso Senhor Jesus Cristo. Os quais são as virtudes e as qualidades inerentes tão-somente aos santos, ao nosso Pai Celestial, ao nosso Jesus amado e ao Espírito Santo de Deus. Amém!

Pedro currava os enfermos, ressuscitou e expulsou demônios. Até a sombra dele curava.

Aquele que se diz representante de Pedro faz estas coisas. Jamais!

O homem fica fabricando imagens representando pessoas mortas, encurva-se diante delas, fazendo-lhes petições. Colocando-as como mediadoras querendo chegar à presença de Deus. Não obstante, como já vimos, a Bíblia Sagrada condena estas práticas. E mostra que só Jesus, homem, pode ser mediador entre Deus e o homem.

Opondo-se à Palavra de Deus, ele – o homem – faz tudo o contrário do que está escritos em Êxodo, capítulo 20, versículos 1 a 5; Salmos 115, versículos 3 a 10; Salmos 5, versículos 5 e 6; Isaías 42, versículo8; João, capítulo 8, versículo 32; João, capítulo 24, versículo 6; João, capítulo 14, versículos 13 e 14; João,  capítulo 15, versículo 7; 1 Timóteo 2, versículo 5; e Efésios 4, versículo 5.

Agora, pois, as citações bíblicas seguintes, dizem o contrário do que o homem afirma ser perdoador dos pecados daquele ofendeu outra pessoa.

NOTE BEM:

 “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões; nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” (1 Coríntios 6:10)

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascíviaIdolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresiasInvejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, ácerca das quais declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” (Gálatas 5:19-21)

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos devassos, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” (Apocalipse 21:8)

Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras; e qualquer que ama e comete a mentira.” (Apocalipse 22:14-15)

Destas coisas, o homem não livrará o homem dos pecados que foram citados acima, só se salvará quem se converter dos seus pecados  e não os praticar mais.

Nesta última citação, de Apocalipse 22:14-15, também incluiu os cães. Que cães são estes?

Sobre os cães Quem nos esclarece é Isaías, capítulo 56, versículos 10 e 11, que diz:

“Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono. E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.”

 Cada um que se examine a si mesmo! E fujam dos cães.