RIBEIRO ROCHA JULIO 
MARIA, MÃE DE JESUS, TEVE OUTROS FILHOS?
MARIA, MÃE DE JESUS, TEVE OUTROS FILHOS?

 

Alguns segmentos religiosos afirmam que Jesus era o único filho de Maria. Esta dúvida, porém, é esclarecida nas Sagradas Escrituras. Como é um assunto muito polêmico, utilizamos como fontes de pesquisas as Bíblias Católica, Evangélicas, a Nova Vulgata, versão latina da Bíblia, única reconhecida como canônica pelo Concílio de Trento.

Confrontemos, então, essas passagens sagradas

Na Bíblia Evangélica, Mateus, capítulo 1:

“...23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco.  24 E José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; 25 E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogénito, e pôs-lhe por nome Jesus.”

Na Católica, versão dos Monges de Maredsous (Bélgica),  pelo Centro Bíblico Católico, 95ª Edição, Editora Ave-Maria Ltda. Mateus 1:

“...23. Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco.24. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.25. E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus.” (Mateus 1:18-25)

Na Nova Vulgata, texto em latim, traduzido para português, Mateus 1:

“...23 Eis que a virgem ficará grávidae dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel", que é, traduzido, Deus conosco. 24 E José, tendo despertado do sono,fez como o anjo do Senhor lhe ordenara,e recebeu a sua mulher; 25 E não a conheceu, até que ela deu à luz um filho,a quem pôs o nome de Jesus.”

O versículo 25, do capítulo 1, de Mateus, deixa bem evidente que Maria teve outros filhos, desta vez, pela vontade do varão, isto depois do nascimento de Jesus, ficando bem explicado com o vocábulo até, que significa “limite e prazo”, após o que, diz:

“E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito”

Não há, portanto, primogênito sem o nascimento de irmãos.

Concluindo:

Na Bíblia Evangélica

“E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilharam, e diziam: Donde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas? Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? não estão entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe veio pois tudo isto? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.” (Mateus 13:54-58)

Na Bíblia Católica.

“Foi para a sua cidade e ensinava na sinagoga, de modo que todos diziam admirados: Donde lhe vem esta sabedoria e esta força miraculosa? Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não vivem todas entre nós? Donde lhe vem, pois, tudo isso? E não sabiam o que dizer dele. Disse-lhes, porém, Jesus: É só em sua pátria e em sua família que um profeta é menosprezado.” (Mateus 13:54-57

O dicionário pátrio explica o significado das palavras abaixo:

Primogênito: Aquele que nasceu antes dos outros irmãos; filho mais velho.

Até: Indica limite  (ex.: até que deu à luz seu filho).