RIBEIRO ROCHA JULIO 
O QUE É PENTECOSTES?
O QUE É PENTECOSTES?

 

O DICIONÁRIO BÍBLICO VINE, EDITADO PELA CPAD, NA SUA PÁGINA 865, EXPLICA O SIGNIFICADO DE PENTECOSTES.

VEJAMOS:

“...adjetivo que denota “quinquagésimo”, é usado como substantivo, com o termo “dia”  subentendido, ou seja, o quinquagésimo” dia depois  da Páscoa, contado do segundo dia da festa (At 2.1; 20.16; 1 Co 16.8)”

O DICIONÁRIO TAMBÉM FAZ REFERÊNCIA AOS LIVROS DE:

Êxodo 23.16; 34.22; Levítico 23.15-21; Números 28.26-31; Deuterenômio 16.9-11.

COMO O ASSUNTO É SOBRE AS ABSURDAS PRÁTICAS RELIGIOSAS “PENTECOSTAIS” DOS DIAS DE HOJE, TRATAREMOS DAS COISAS DO PRESENTE.

NO DIA DE PENTECOSTES:

“ E CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;” (Atos 2:1) 

A PROMESSA DE JESUS

No DIA DE PENTECOSTES ACONTECEU O CUMPRIMENTO DA PROMESSA DE JESUS, POIS ELE DISSE QUE ROGARIA AO PAI, E ELE DARIA OUTRO CONSOLADOR – O ESPÍRITO DE VERDADE (JOÃO 14:16-17)

A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO

“E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.  E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. (Atos 2:2-4)

NOTE BEM: A CONCESSÃO FOI E É DO ESPÍRITO SANTO. O ESPÍRITO SANTO USA O SERVO DO SENHOR.  JAMAIS...! MAS JAMAIS, O HOMEM PODERÁ USAR O ESPÍRITO SANTO.

AS NAÇÕES PRESENTES

Judeus habitantes de Jerusalém, varões religiosos “de todas as nações que estão debaixo do céu” (Atos 2:5)

AS NAÇÕES SE MARAVILHARAM

O texto de Atos 2, versículos 7 e 8, diz:

“E logo todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê? Não são galileus todos esses homens que estão falando? 
Como pois os ouvimos cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?” 

Nomes das nações presentes

“Partos e medas, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judéia, e Capadócia, Ponto e Ásia, E Frigia e Panfilia, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.” (Atos 2:9 a 11)

Houve quem zombasse

“E outros, zombavam, dizendo: Estão cheios de mosto.” (Atos 2:13)

O discurso de Pedro

Diante da zombaria, Pedro fez um discurso e quase três mil pessoas se converteram e foram batizadas.

Nas passagens de Ato, capítulo 2, não há registro que alguém caiu, saiu pulando, saiu gritando descontroladamente, sapateando transformando o púlpito num terreiro de xangô.

Na casa do centurião Cornélio

Pedro pregava a Jesus para Cornélio, sua família e seus convidados, quando caiu o Espírito Santo, conforme diz o texto abaixo:

“E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.  E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.  Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.” (Atos 10:44 a 46)

Não consta que ocorrera alguma manifestação errada. 

PAULO EM ÉFESO

Paulo chegou a Éfeso, e achou naquela cidade alguns discípulos, diz o texto sagrado.

Paulo lhes perguntou:

“Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E eles disseram: o batismo de João.” (Atos 10:2-3)

PAULO OS BATIZOU

“E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze varões.” (Atos 10:6-7) 

Mais uma vez, não consta a prática de tais erros religiosos.

AS GRITARIA NAS IGREJAS

Como é a voz de DEUS?

DEUS foi falar com o profeta ELIAS, que se encontrava numa caverna, no monte Horebe (1 Reis, capítulo 19, versículos 8 e 9)

Em 1 Reis, capítulo 19,versículo 12

A VOZ DE DEUS É MANSA E DELICADA:

“e, depois do terremoto, um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, uma voz mansa e delicada.” ( 1 Reis, capitulo 19, versículo 12)  

NÃO GRITE NO OUVIDO DE JESUS

“Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18.20) 

QUEM OBEDECE A PALAVRA DE DEUS

Uns gritam estrondosamente e mandam os seus seguidores fazerem o mesmo; Diversos dizem que o crente que não grita está com defeito de fabricação.

TEM ATE QUEM GRITE ACIMA DO ESTRONDOSAMENTE, DIZENDO: “É PARA GRITAR BEM ALTO, A FIM DE ROMPER O CÓSMICO E CHEGAR AO TRONO DE DEUS.”

ORA, VEJA BEM O QUE ESTÁ ESCRITO, NOS TEXTOS ABAIXO:

“E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. (Romanos 8:27) 

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. (Salmos 139:23)

DISSE JESUS:

“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai que vê secretamente, te recompensará.” (Mateus 6:6) 

“Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18:20).

JESUS ESTÁ PRESENTE, POIS É SUA PROMESSA, MAS O HOMEM FICA GRITANDO NO OUVIDO DE JESUS. TODAVIA, É BOM QUE SAIBAMOS QUE JESUS NÃO FICARÁ NO MEIO DE ANARQUIA. NEM  TAMPOUCO O ESPÍRITO SANTO.