RIBEIRO ROCHA JULIO 
SÓ A FÉ COM AS OBRAS SALVAM
SÓ A FÉ COM AS OBRAS SALVAM

Nestes últimos dias, nós estamos ouvindo o homem - chefe religioso - que tem destaque no mundo dizer muitas heresias. Uma das mais graves é  boquejar dizendo que praticando as obras, não precisa da fé para se salvar.  Esta falácia intencional vem sendo propagada em ritmo acelerado; quem pratica tais coisas e as divulga a milhares de milhares de seres humanos, não se salvará; nem a multidão incalculável dos seus seguidores. Se não houver arrependimento e conversão dos seus pecados até antes dos seus últimos suspiros, não herdarão o Reino de Deus. Tudo antes do apagar da vida!

Ora, não precisamos nos delongar neste assunto, porquanto, vamos direto para as Sagradas Escrituras, as quais não sofrem variação.

O apóstolo Tiago, na sua Epístola Universal, capítulo 2, versículos 14-17,diz:

“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?  E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,  E algum de vós lhe disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e lhe não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?  Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

E continua São Tiago:

“Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras: mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um Deus; fazes bem, também os demónios o crêem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe disso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários e os despediu por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tiago 2:18-26)

Na Epístola de São Paulo a Tito, capítulo 1, versículos 15 e 16, está escrito:

“Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis: antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.