“Porque Deus amou o Mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)
Um amor incomparável, porque Deus amou com abrangência; um amor sem explicação, que foi de tal maneira, dando ao mundo o maior de todos os presentes, que foi o Seu Filho Unigênito; um presente celestial, pois Jesus é a única esperança da salvação eterna para os que nele crer.
“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado; porquanto não crê no nome do Unigénito Filho de Deus.”(João 3:17-8)-grifo nosso
O amor pelas trevas
No versículo 19, do mesmo capítulo 3, de João, diz: “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.” A Palavra de Deus trata masculino e feminino como homem.
Passar pela porta
Passar pela porta estreita e o caminho apertado antes da morte física, pois aos “...homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27)
Os que permanecerem na porta larga, e no caminho espaçoso, que se deleitaram ou se deleitam com as coisas oferecidas pelo deus deste século, que cegou e cega os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho da Glória de Cristo, que é a imagem de Deus (2 Coríntios 4:3-4). O deus deste século é Satanás.
Deste modo, só entrará no Reino de Deus aqueles que andam pelo caminho apertado e a porta estreita.
O caminho que leva à vida eterna é cheio de obstáculos, enquanto o outro é espaçoso e bem limpo; contudo, quem anda por tal caminho, pode mudar para o caminho que leva à vida eterna, pelo qual andam os que creem só em Jesus, que crer num só Deus (1 Timóteo 2.5); que ama a Jesus e guardam os Seus mandamentos (João 14.15).
Os que andam pelo caminho apertado e a parta estreita creem que há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele. (1ª Coríntios 8.6), e tem um só Senhor, uma só fé e um só batismo (Efésios 4:5)
A porta que salva
No Evangelho de João, capítulo 10, versículo 9, Jesus diz que é a porta que salva, conforme está escrito: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” (João 10.9)
Jesus se compara com uma porta; nos dois casos - caminho e parta -, que vimos no capítulo anterior, o Salvador Jesus usa uma metáfora, que é uma figura de linguagem. Jesus explicou com mais clareza dizendo que o caminho é Ele e que a porta é Ele.
Jesus bate na porta do pecador
Na sétima carta à Igreja de Loadicéia, Jesus diz que bate na porta,
conforme descreve o texto sagrado: “Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele
cearei, e ele comigo.” (Apocalipse 3.20)
Mais uma vez, Jesus usa outra metáfora, pois a porta é o coração do ser humano. Jesus não quer perder um, porém, perde muitos, visto que os prazeres oferecidos pelo deus deste século afasta o ser humano de Deus. O pecado afasta Deus do homem, pois Ele odeia todos os que praticam o mal (Salmos 5.5). O mal é tudo quanto provoca a ira de Deus, posto que o ser humano tem prazer nas coisas de operação de erros apresentadas pelo inimigo das nossas almas.
Cristo, que é o Sumo Pastor (1 Pedro 5.4), e também é a cabeça de Sua verdadeira Igreja (Efésios 1:22 e 5:23; Colossenses 1:18); cujos membros são o Seu corpo (1 Coríntios 12:12-26).
No versículo 27, do mesmo capítulo 12 de 1 Coríntios, não há dúvida que os salvos são o corpo de Cristo, pois assim está escrito: “Ora vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.”
Lamentavelmente, Jesus Cristo é rejeitado por muitos, porém, poucos O recebem e creem no Seu santo nome.
|
4 |