“E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terramotos, em vários lugares.” (Mateus 24:6-7)
“E ouvireis de guerras e de rumores de guerras...”
Dicionário:
Mister: Aquilo que é forçoso ou necessário.
Guerras: Só do início de 1900 a 2015, mais de dois bilhões de pessoas morreram nas guerras. E o número de desabrigados deixou o mundo perplexo.
Estes fatos, porém, não nos deixam pasmos, pois, examinando as Escrituras, verificamos que ocorreram guerras violentas no tempo de Davi, de Josué, de Salomão, Gedeão e outros.
Existem vários comentaristas que fazem um verdadeiro terrorismo sobre as guerras, terremotos e outros eventos. Apresentam vídeos e ganham boa importância com suas vendas. Eles anunciam estes fatos como o final dos tempos.
A afirmativa deles diverge da de Jesus, que diz:
“...mas ainda não é o fim.” (Mateus 24:6)
“Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino...” (Mateus 24:7)
Estas ocorrências já estão inseridas no contexto acima.
“...e haverá fomes,...” (Mateus 24:7)
Fome: Cerca de um bilhão de pessoas passam fome no mundo; e, uma em cada nove, sofre de fome crônica. A fome mata assustadoramente.
“...e pestes,..” (Mateus 7)
Na Europa, há anos, a peste negra ceifou a vida de 102 milhões de seres humanos, em apenas dois anos. Morreu um quarto da população.
“...e terramotos, em vários lugares.” (Mateus 24:7)
Terremotos: A terra treme igual a um bêbado. No Japão, só num final de semana, a terra tremeu mais de 200 vezes. Neste contexto, encontramos os tsunamis, que se processam com muita violência em vários países. Dentre alguns países, destacamos: Indonésia e seis países adjacentes, causando a morte de mais de 230 mil pessoas; no Haiti, com 230 mil pessoas mortas; no Japão, mais de 11 mil mortes.
Sobre todas estas coisas, Jesus disse que ainda não seria o fim (Mateus 24:6), todavia, no versículo 8, Ele diz:
“Mas todas estas coisas são o princípio de dores.”
E continua o Mestre:
“Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome.” (Mateus 24:9)
Este anúncio de Jesus teve início com os santos Apóstolos, os quais foram espancados, presos, torturados e assassinados. E continua, pois cerca de 50 países resistem à Palavra de Deus. A Coreia do Norte ocupa o 1º lugar como o país que mais persegue, seguindo-se o 2º - Arábia Saudita; 3º - Afeganistão; 4º - Iraque; 5º - Somália.
Em certos países, a rejeição é tão grande que as reuniões ocorrem secretamente, em lugares que não causem desconfiança.
Apesar dos cuidados adotados, muitos pregadores e convertidos são torturados, presos e até assassinados.
|
9 |