Muitos, sem examinar as Escrituras, dizem: “Aquele pregador é uma bênção. Ele agita mesmo. Ali tem unção!”
Será que é assim mesmo?
Quem nos fornece boa orientação é o Primeiro Simpósio de Educação Teológica, realizado pela Igreja Central Assembleia de Deus do Rio Grande do Norte – IEADERN -, em 18 a 21 de outubro de 2010.
VEJAMOS:
Bairrismo na dicção. 1) Uso de expressões regionais: Cara! Bicho! Camarada! Vixe! Mano! Nossa! 2) Uso de expressões com significados maliciosos: “Sacana”, “Bagaceira”, “Puxa-Saco”, “Sarado”, “Sacanagem”, “Chapéu” de couro”, “Safado” e vários outros. 3) Uso de dicção de sotaque: “chiado”, “cantado”, “metralhadora”,...
Nosso comentário:
Esta orientação também é estendida às ovelhas e ovelhinhas – os congregados. Isto é o resultado da falta de conhecimento bíblico. Muitos pregadores decoram alguns textos, e preparam sermões para atingir o público, que também não examina a Palavra de Deus.
Com efeito, falta-lhes conhecimento da verdade (Evangelho de São João 8:32)
Analisemos, portanto os três casos.
1) Escutamos e continuamos escutando os que se dizem crentes assim o fazendo.
2) Já ouvimos quase de tudo. Quero– agora vou para o singular – me referir a uma carona que meu filho mais novo pediu que eu desse a um irmão-pregador da Palavra de Deus. Parei o veículo em frente à residência do cidadão, o qual ao descer do veículo proferiu duas palavras obscenas. Incontinenti, disse ao meu filho: NÃO ME CHAME MAIS ESSE CRENTE BOCA SUJA PARA LHE DÁ CARONA.
3) “chiado”, “cantado”, “metralhadora”,...
Neste terceiro número tem muito assunto. A partir do CHIADO, que ocorre com alguns pregadores. Tem os pregadores metralhadoras, e destes tem em abundância. Os metralhadoras começam normal, e do meio para o fim, eles disparam sua metralhadora numa velocidade de voz incrível, e gritam descontroladamente, e muitos da nave também gritam.
Desta sorte, instala-se uma confusão ao ponto da maioria não entender nada. Outros, além da velocidade ainda tem um tal de: “ANRANNN...! ANRANNN...! ANRANNN...!”
NOTE BEM:
Para entendermos estas coisas, precisamos examinar as Escrituras, como Jesus mandou (Evangelho de São João 5:39).
E examinando-as, assim está escrito:
“SEDE pois imitadores de Deus, como filhos amados;” (Efésios 5:1)
“Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.” (1 João 2:6)
“Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:48)
Não há registro na Bíblia Sagrada que Deus, Jesus e os Apóstolos tenham se dirigido a alguém falando velozmente e arrastando a voz ou sibilando as palavras, como: Jesuiisss, cruiisss, etc.
Ademais, como é a voz de Deus?
A voz de Deus é mansa e delicada (1 Reis 19:12)
Sobre tal comportamento, o julgamento é do Senhor Nosso Deus.
Nós tão-somente mostramos a verdade revelada na Palavra de Deus.
|
4 |