RIBEIRO ROCHA JULIO 
A SALVAÇÃO E O BATISMO
A SALVAÇÃO E O BATISMO

A Palavra de Deus, que é a única verdade, mostra em várias passagens como ocorre a salvação e o batismo, conforme veremos a seguir:

Disse JESUS: 

“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:15-16)

Você creu em JESUS antes de ser batizado?

Antes do batismo vem a FÉ, e pela GRAÇA somos salvos (Efésios 2:8-9).

Quando o pecador se transforma em filho de DEUS

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. (João 1:11-13)

Jesus instruindo Nicodemos, príncipe dos judeus, disse-lhe:

“Na verdade na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”

Nicodemos, que também era mestre de Israel, perguntou a Jesus:  “Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?” (João 3;4)

Disse-lhe Jesus: “Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.”  (João 3:5)

O homem velho crucificado

Sabemos isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.” (Romanos 6:6)

Isto acontece com os que se convertem dos seus pecados.

JESUS mostra o maior dos requisitos para a salvação

Os discípulos perguntaram a JESUS quem seria o maior no reino dos Céus. E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles. E disse:

 “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.  Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.” (Mateus 18:3-4).

Como vimo, isto exige humildade, conforme Mateus, capítulo 5, versículo 3, que diz: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;”