A metáfora é um dos elementos da Estilística, e tem por objetivo utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem, contudo, ser real. Os gramáticos dizem que toda metáfora é uma espécie de comparação implícita, em que o elemento comparativo não aparece.
Exemplos de Metáfora: “Seus olhos são luzes brilhantes.”
Porém, o que nós vemos são os olhos, não obstante, eles (os olhos) brilham e parecem luzes. Apenas, parecem!
É isto que veremos agora! Desta feita, o nosso assunto é sobre o DONO DO PODER, o qual é AQUELE QUE DOMINA CÉUS E TERRA, e tudo quanto neles há; e “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” (Evangelho de São João 1:3)
JESUS se compara com duas letras
Nas revelações do livro de Apocalipse, capítulo 1, versículo 8, diz quem é o VERBO DE DEUS: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.”
E como Todo-Poderoso é o executou de tudo – criou Céus e terra -, e o que neles existem -, e executará todos os Seus planos; eis que em breve Ele virá buscar a Sua Igreja, livrando-a da Grande Tribulação, que ocorrerá no governo do Anticristo.
Mais uma vez Apocalipse, capítulo 22, versículo 13, reafirma quem é O VERBO DE DEUS, dizendo: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.”
O VERBO DE DEUS, que tem mais de cem nomes, também, é chamado de FILHO DO HOMEM.
Estas duas passagens apocalípticas (capítulo 1, versículo 8, e capítulo 22, versículo 13) tem o mesmo significado, basicamente.
VEJAMOS:
No capítulo 1, versículo 8, JESUS diz: “... que é, e que era, e que há de vir...”
Que é o começo e o fim;
Que era – já existia antes de todas as coisas;
Que há de vir – prometeu vir buscar a sua igreja.
Alfa - Primeira letra do alfabeto grego; Ômega – Nome da vigésima quarta e última letra do alfabeto grego. E repete a mesma coisa por duas vezes: o princípio (Alfa) e o fim (Ômega), o primeiro (Alfa) e o derradeiro (Ômega). JESUS é eterno! GLÓRIAS A DEUS! ALELUIAS!
|
18 |