“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida; mas a ira de Deus sobre ele permanece.” (João 3:36)
“E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa.” (Atos 16:31)
Crendo, precisa confessar
“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e, em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. (Romanos 10:9,10 e 13)
Jesus apresenta dois caminhos
O senhor Jesus apresenta dois caminhos, que levam à perdição ou à salvação eterna, conforme Mateus, capítulo 7, versículos 13 e 14, que descreve:
“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” (Mateus 7.13-14)
Jesus apresenta dois caminhos e duas portas. Uma porta larga, e o caminho que conduz a ela é espaçoso. Um caminho bom para pisar, porém, o destino final, após a morte física, é o tormento eterno.
O rei Salomão, na sua sabedoria, fala sobre o caminho da morte, em Provérbios, capítulo 14, versículo 12, que diz:
“Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” (Provérbios 14.12)
Morte, neste caso, não física, mas espiritual, porquanto, o ser humano anda pelo caminho de operação de erros, mas, por não examinar as Escrituras (João 5.39), os que andam pelo caminho do erro passarão pela porta, a qual é o acesso ao tormento, onde há chamas (Lucas 16:19 a 31).
A outra porta – que é a porta da salvação - é estreita, cujo caminho para chegar a ela é apertado, e poucos encontram a porta e o caminho.
Enquanto tem vida física, alguns dos muitos podem buscar a porta e o caminho que os leva à vida eterna.
Estas coisas ocorrem em vida, pois no livro de Hebreus, capítulo 9, versículo 27, diz:
“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27)
Os que permanecerem na porta larga, e no caminho espaçoso, que se deleitaram ou se deleitam com as coisas oferecidas pelo deus deste século, que cegou e cega os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho da Glória de Cristo, que é a imagem de Deus (2 Coríntios 4:3-4)
Deste modo, só entrará no Reino de Deus aqueles que andam pelo caminho apertado e a porta estreita.
O caminho que leva à vida eterna é cheio de obstáculos, enquanto o outro é espaçoso e bem limpo; contudo, quem anda por tal caminho, pode mudar para o caminho que leva à vida eterno, pelo qual andam os que creem só em Jesus, que crer num só Deus (1 Timóteo 2.5); que ama a Jesus e guardam os Seus mandamentos (João 14.15).
Os que andam pelo caminho apertado e a parta estreita creem que há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele. (1ª Coríntios 8.6)
|
19 |