RIBEIRO ROCHA JULIO 
Cap 1 - DEUS CRIOU O HOMEM
Cap 1 - DEUS CRIOU O HOMEM

 

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; (Gênesis 1.26). 27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Gênesis 2.7)

Deus não fez o mundo só, pois o verbo fazer está no plural “Façamos”, e tem sujeito oculto, apontando o verbo para a terceira pessoa do plural “nós”, que concorda com o pronome possesivo nossa: “à nossa imagem”, “a nossa semelhança”.

 

As três pessoas da Divina Trindade estavam presentes, não só na criação do homem, mas tudo do início da criação. Contudo, o Pai deu ao Filho a primazia da criação, posto que no Evangelho de João, capítulo 1, versículo 1 e 2, diz que:

 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.” O verbo é Jesus, que é a Palavra de Deus (Apocalipse 19.13), pois desde do princípio Ele estava com Deus. Jesus é o Deus da eternidade, bem como o Pai. Em Isaías, capítulo 9, versículo 6, diz que Jesus é “...Deus Forte, Pai da eternidade...”

Jesus é antes se depois de todas as coisas.

No versículo 3, de João 1, diz que “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” O pronome Ele se refere a Jesus. Dai, a razão pela qual o Pai lhe haver dado toda a primazia, sendo a criação do ser humano é a obra prima da criação de todas as coisas.

O comentarista diz que “é uma obra original, “imagem” e “semelhança” nos capacita a ter um companheirismo com Deus; entretanto, isto não significa que somos deus ou podemos chegar a ser deus; “à Nossa  Imagem, conforme  a Nossa Semelhança” na realidade  se refere à verdadeira Justiça e Santidade.” – Bíblia do Estudo do Expositor, de Jimmy Swaggart.

Sem o livro de Gênesis, as grandes perguntas da vida ainda  estariam sem resposta (Verdade Prática – Lição 1, quarto trimestre EBD/2015)

O livro de Gênesis foi escrito por Moisés, por revelação do Senhor Deus (Êxodo 24.4)