RIBEIRO ROCHA JULIO 
Cap 9 - A CORRUPÇÃO HUMANA FOI TOTAL
Cap 9 - A CORRUPÇÃO HUMANA FOI TOTAL

 

“E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. (Gn 6.1-2)

Assim, a depravação foi geral, pois o homem não se contentou com uma só mulher, e possuiu várias mulheres, nascendo-lhe filhos e filhas, e, a cada dia mais o corrupção aumentou, assumindo o descontrole, não agradando aos olhos do Senhor Deus.

Deus limitou os anos de vida do homem

Devido o avanço do pecado, que cobriu a terra, o Senhor Deus diminuiu o tempo de vida do homem, conforme descreve o texto sagrado, que se segue:

Então, disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.” (Gn 6.3)

A maldade do homem sobre a terra

A maldade do ser humano, que cobria toda a terra,  fez o Senhor Deus se arrepender de haver feito o homem, conforme Gênesis, capítulo 6, versículos 5 e 6, que descreve: 

E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que  toda  imaginação  dos  pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então, arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.”

O Senhor Deus decidiu destruir todas as coisas, que fizera no início da criação, conforme está escrito em Gênesis, capítulo 6, versículo 7:  

E disse o SENHOR: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.”

Um homem achou graça aos olhos do Senhor Deus, conforme Gênesis, versículos 8 e 9, que descrevem:

Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. Estas são as gerações de Noé: Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus. ”

A família de Noé

Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus (Gn 6.9), e gerou Noé três filhos: Sem, Cam e Jafé (Gn 6.10)

Deus fala com Noé

A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a aterra de violência (Gn 6.11). E viu Deus a terra, e eis que estava corrompido, porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra (Gn 6.12).