RIBEIRO ROCHA JULIO 
Cap 10 - DEUS ANUNCIOU O DILÚVIO A NOÉ
Cap 10 - DEUS ANUNCIOU O DILÚVIO A NOÉ

 

Então, disse Deus a Noé que “O fim de toda carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. (Gn
 6.13)

O Senhor Deus ordenou a Noé, apresentando o projeto completo para fabricar uma arca,  e disse o Senhor a Noé:  

“Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume (Gn 6.14). E desta maneira farás: de trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinquenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura (Gn 6.15).

O tamanho da arca, conforme suas medidas: Comprimento: 300 côvados; Largura: 50 côvados; Altura: 30 côvados.

Um côvado é igual a 0,66cm.

Calculando as dimensões da arca: 300 côvados x 0,66 = 198 metros; 50 côvados x 0,66cm =33 metros; e 30 x 0,66 =18,80.

Resumindo: Comprimento – 198 metros; Largura – 33 metros; e Altura – 18 metros e 80 centímetros.

Deus apresentou os detalhes da arca

Então, disse Deus a Noé quantos andaras teria a arca, e anuncia o Seu juízo, conforme os versículos 16 e 17, do mesmo capítulo 6, que descreve:

Farás na arca uma janela e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares baixos, segundos e terceiros. Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda carne em que há espírito de vida debaixo dos céus: tudo o que há na terra expirará.”

Deus fez um pacto com Noé

Nos versículos 18 e 19, do mesmo capítulo 6,  Deus  disse a Noé:

“Mas contigo estabelecerei o meu pacto; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, e a tua mulher, e  as mulheres de teus filhos contigo. E de tudo o que vive,   de  toda

carne, dois de cada espécie meterás na arca, para os conservares vivos contigo; macho e fêmea serão.”

           O Senhor Deus continuou instruindo Noé, conforme está escrito nos versículos 20 a 22, do mesmo capítulo 6, que diz: “Das aves conforme a sua espécie, dos animais conforme a sua espécie, de todo réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida. E tu toma para ti de toda comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, para ti e para eles. Assim fez Noé; conforme tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.”

           Não precisou Noé e seus filhos saírem ao campo, a fim de conduzir os animais para dentro da arca, pois o Senhor Deus deu ordem aos animais, porquanto o texto diz: “...dois de cada espécie virão a ti...” Porém, de todo animal limpo, o Senhor mandou Noé tomar  sete e sete – macho e sua fêmea.