Adão e sua mulher ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim (Gn 3.8); e chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: “Onde estás?” (Gn 3.9)
Adão disse a Deus: “Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me (Gn 3.10), e disse Deus: “Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?” (Gn 3.11)
O Senhor Deus fez duas perguntas a Adão: 1) Quem te mostrou que estavas nu?; 2) Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Adão não assumiu a culpa da desobediência
Ele jogou a culpa para Eva, dizendo: “A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.” (Gn 3.12)
No versículo 13, o Senhor Deus perguntou à mulher: “Por que fizeste isso?” Eva não assumiu a culpa, respondendo a Deus: “A serpente me enganou, e eu comi.”
O Senhor Deus amaldiçoou a serpente, dizendo-lhe: “Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida.” (Gn 3.14)
Eva pecou por emoções, pois a serpente disse que ela seria como Deus, sabendo o bem e o mal. E Adão pecou por distração, não prestando atenção o que sua mulher estava lhe dando para comer.
|
34 |