Em Apocalipse, capítulo 2, versículo 11, assim diz o Filho do Homem a São João:
“...O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: A Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgano, e a Tiatira, e a Sardo, e a Filadélfia, e a Laodicéia.
Sem contradição, o Filho do Homem dirigiu sete cartas às Igrejas que estavam na Ásia, não citando nome de pastor, de padre, de bispo ou de papa, Nem citou o nome de nenhuma denominação.
Vejamos a quem o Filho do Homem dirigiu AS SUAS CARTAS:
Primeira Carta, à igreja de Éfeso. “Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso...” (Apocalipse 2:1);
Segunda Carta, à igreja de Esmirna. “E ao anjo da igreja que está em Esmirna escreve:” (Apocalipse 2:8)
Terceira Carta, à igreja de Pérgamo. “E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve:” (Apocalipse 2:11)
Quarta Carta, à igreja de Tiatira. “E ao anjo da igreja de Tiatira escreve:” (Apocalipse 2:18)
Quinta carta, à igreja de Sardes. “E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve:” (Apocalipse 3:1)
Sexta Carta, à igreja de Filadélfia. “E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve:” (Apocalipse 3:7)
Sétima Carta, à igreja de Laodicéia. “E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve:” (Apocalipse 3:14).
Duas igrejas só receberam elogios: Esmirna e Filadélfia; quatro igrejas receberam elogios e críticas: Éfeso, Pérgamo, Tiatira e Sardes; uma igreja só recebeu críticas: Laodicéia. (Comentários Expositivos sobre Apocalipse, de Hernandes Dias Lopes)
Amados leitores, em qual delas você é congregado?
Qual delas é a dos Chefões religiosos, podres de ricos, que se dizem evangélicos e usam o nome de Cristo, não obstante, fazem da Palavra de Deus um grande negócio, sugando o pouco dos seus adeptos, deixando-os mais pobres? Tão-somente profanam o nome Santo do Senhor!
Com efeito, os chefões e seus auxiliares ocultam a verdade de Deus, levando as pessoas incautas a acreditarem nos seus discursos. Não obstante, no meio deles talvez alguns sejam da Igreja de Cristo (1 Coríntios 12:12-27).
Os seguidores dos que enganam não examinam as Escrituras, conforme Jesus mandou. (Evangelho de São João, capítulo 5:39)
Certamente que os chefes católicos e “protestantes”, que EVANGÉLICOS NÃO O SÃO, se acharão em algumas delas, conforme a referência que a Filho do Homem o faz. Talvez na de Laodicéia!
Na narrativa do Apocalipse, no capítulo 1, versículos 12-13, João diz que se virou para ver quem falava com ele, e viu sete castiçais de ouro, e no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do Homem, que estava vestido até os pés...”
Daí, vê-se que Jesus está no meio da Igreja que Lhe serve. No meio dos que O amam e cumprem os Seus mandamentos (João 14:15), pois é Sua promessa. (Mateus 18:20)
As sete Igrejas da Ásia serviam a Cristo, porém, algumas foram se contaminando. Qual a igreja que estará servindo a Cristo nos dias atuais? A Igreja representa os membros do corpo de Cristo que serve tão-somente ao Senhor, cuja cabeça é o próprio Cristo, que é o Sumo Sacerdote dessa Igreja (1 Coríntios 12:12-27)
|
31 |