Jesus nasceu sendo Herodes, o Grande, o rei da Judéia, nomeado pelo imperador romano. Em Mateus, capítulo 2, versículos 1 e 2, assim diz:
“E, TENDO nascido Jesus, em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente e viemos a adorá-lo.”
O rei Herodes, apesar de ser rei dos judeus, era idumeu, ficou perturbado com a conversa dos magos, que anunciavam o nascimento do rei dos judeus. Herodes pensava que se tratava de um rei com muito poder, e o destronaria do poder, podendo até mesmo derrotar César, o imperador romano.
O rei convocou os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntando-lhes onde havia de nascer o Cristo (Mateus 2:3-4).
Sabedor de que Jesus nasceria em Belém da Judéia, Herodes chamou secretamente os magos, e enviando-os a Belém, disse-lhes: “Ide, e perguntai diligentemente pelo menino, e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.” (Mateus 2:8)
Na verdade, o rei Herodes queria mesmo era mandar matar o Cristo, a fim de agradar a César, imperador de Roma, de quem ele cumpria ordens.
|
33 |