Após Jesus jejuar quarenta dias e quarenta noites, o diabo aproximou-se de Jesus para tentá-Lo. Jesus, no entanto, resistiu às tentações do inimigo, conforme nos descreve os textos seguintes.
Primeira tentação (Mateus 4:3-4)
Chegando, então, o tentador, disse-lhe: “Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.”
Jesus lhe respondeu com a palavra de Deus:
“Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.”
Segunda tentação (Mateus 4:5-7)
Vivendo só para tentar, satanás não desistiu. “Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe:
“Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.”
Replicou-lhe Jesus usando a palavra de Deus: “...Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.”
Terceira tentação (Mateus 4:8-11)
Com a resposta da segunda investida, o demônio sabia que estava lidando com Deus, mas não desistiu, visto que ele é o tentador.
“Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.”
Usando a palavra de Deus, ordenou-lhe Jesus:
“... Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.”
Conhecendo as escrituras, o diabo sabia que Jesus era o Deus Forte, o Príncipe da Paz. Todavia, sendo audacioso como o é, ele tentou a Jesus até a terceira vez, e nesta foi derrotado e expulso da presença do Filho do Deus. Então vieram os anjos e O serviram.
Satanás, mesmo sabendo que Jesus também era Deus, prevaleceu-se do seu estado de homem. Ofereceu-lhe coisas, que estariam ao Seu alcance. Contudo, o propósito do Filho de Deus era outro: Fazer a vontade do Pai celestial.
|
12 |