O grande mandamento.
Jesus fala sobre o cumprimento da lei e dos profetas, conforme está escrito:
“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e aborrecerás o teu inimigo. Eu, porém vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; Para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão havereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudares unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:43-48; Marcos 12:28-31; Lucas 10:25-37)
Jesus após ensinar a orar o Pai Nosso, diz que se nós não perdoarmos aos que nos ofender, nosso Pai Celestial não nos perdoará, conforme está descrito:
“Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” (Mateus 6:14-15)
Quantas vezes perdoaremos aos que nos ofendem?
Pedro perguntou a Jesus quantas vezes teria que perdoar, conforme registro a texto seguinte.
“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas, até setenta vezes sete.”(Mates 18:21-22)
Jesus responde aos fariseus como devemos amar ao Senhor nosso Deus.
“E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar. E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22:22-39)
Desta sorte, aquele que diz amar a Deus, sem amar o seu próximo, é mentiroso. Está longe do Nosso Pai Celestial.
Quem eram os fariseus e saduceus?
Nosso dicionário pátrio nos esclarece quem eram os tais – os fariseus e saduceus.
Fariseus: Membros de uma seita de judeus que ostentava grande santidade exterior na sua vida. Hipócrita; fingido.
Saduceus: Membros de uma seita judaica oposta aos fariseus, favoráveis ao helenismo e cujos membros pertenciam em geral à classe rica.
O dicionário Vine, editado pela CPAD, página 643, explica que fariseu significa separado, considerando a maneira como eles viviam em comparação com o público em geral.
|
6 |