Examinando as Escrituras, como Jesus nos mandou em João, capítulo 5, versículo 39, nelas se encontram as revelações do Senhor Deus. Todos os desejos do Todo-Poderoso são anunciados ao homem. O Senhor dos Exércitos revelou ao homem as coisas que o homem poderia e pode saber, até mesmo as que aconteceram no céu, como foi o caso da revolta de Lúcifer.
Lendo a Bíblia Sagrada, estudando-a e refletindo nos seus textos e contextos, percebemos como o Senhor Nosso Deus ama o pecador, mas detesta o pecado (Salmos 11:5; Provérbios 6:16-19; Hebreus 1:8-9). Porém, se o homem se converter dos seus maus caminhos e aceitar o Senhor Jesus como o único e suficiente salvador de sua alma, o Pai, que está no Céu, quer que o então pecador seja muito mais do que crente salvo em Seu Filho Amado, conforme nos descrevem as citações seguintes:
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;”(Gênesis 1:26)
“SEDE pois imitadores de Deus, como filhos amados;” (Efésios 5:1)
“Perfeito serás, como o SENHOR, teu Deus.” (Deuterenômio 18:13)
“Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos Céus.” (Mateus 5:48)
“SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo.” (1ª. Coríntios 11:1)
“Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.” (1 João 2:6)
Como vem se comportando o homem diante da grandeza imensurável de Deus?
Estará o homem sendo perfeito e imitando o nosso Pai celestial?
O homem tomou posse deste tesouro?
Ora, você, amado leitor, pode perguntar: Que relação tem o versículo 26, de Gênesis com os demais versículos acima citados?
Deus não quereria que os homens Lhe imitassem, se não fossem à Sua imagem, conforme à Sua semelhança. Claro, que não! Porquanto nenhum animal irracional imitou ou imitará a Deus. Este privilégio é só para o ser humano.
E está oferecido a todo o ser vivente racional, todavia, apesar dessa grande graça que Deus nos concede, pouquíssimos seguem o caminho predeterminado por Deus, que é IMITAR O TODO-PODEROSO.
Nas citações deste capítulo, o Senhor Nosso Deus nos expede uma ordem: “SEDE”
Sede é imperativo afirmativo do verbo de ser: Sede vós.
Mesmo sendo uma ordem, Deus é democrático, dando o direito de escolher os caminhos que conduz à salvação ou à perdição. A escolha é de cada um. A salvação é individual. Portanto, ninguém é responsável para salvação do outro. Todavia, se o homem buscar esta grande dádiva, o Espírito Santo o ajudará.
São boas as coisas que o mundo oferece ao homem pecador, contudo, milhões de vezes melhores são as coisas que o Reino de Deus oferece a este mesmo pecador, se ele se converter dos seus pecados e servir tão somente ao Senhor Nosso Deus, visto que, quem aceita o nosso Redentor não praticará mais as coisas que fizera na sua vida pecaminosa.
Nosso Pai eterno mostrando toda a Sua longanimidade, cheio de misericórdia e bondoso, que O é, diz para os Seus imitadores:
“Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.”(1ª. Coríntios 3:16-17)
“Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. (1 Coríntios 6:19-20)
Daí, amado leitor, o templo santo de Deus não pronuncia palavras ofensivas ao sentimento de vergonha; não é imprudente, nem mente enganando os filhos de Deus – os irmãozinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo; não é falso irmão, nem falso obreiro; não abraça coisas imundas oferecidas pelo reino deste século; obedece e respeita pai e mãe; se casado tem uma vida conjugal santificada, respeitando um ao outro; vive em perfeita harmonia com os irmãos crentes, não crentes e toda a sua parentela; não é maldizente; não adultera; não é injusto; não é devasso, nem idólatra, nem efeminado, nem sodomita, nem ladrão, nem avarento, nem bêbedo, nem roubador, nem enganador. (1ª. Coríntios 6:10; Gálatas 5:19-21; Apocalipse 21:8; Apocalipse 22:14-15)
Portanto, vive no mundo, mas não é do mundo, como Nosso Jesus amado do mundo não O foi.
O templo santo de Deus segue todos os ensinamentos do Evangelho da Salvação.
O tempo santo de Deus não se encurva diante de nenhuma imagem ou ídolo, que representem quem já morreu, porquanto o Senhor Nosso Deus é Deus dos vivos, jamais dos mortos. (Mateus 22:29-33)
O templo santo de Deus é aquele que ama a Deus sobre todas as coisas, com toda a sua alma, com toda a sua força, com todo o seu entendimento, amando ao seu próximo como a si mesmo; que bendiz os que lhe maldizem; que abençoa os que lhe amaldiçoam; que ora pelos que lhe perseguem; que ora por todos independentemente de quaisquer comportamentos, suportando as adversidades, prosseguindo empenhado na obra do Senhor, apesar dos obstáculos, e com o coração cheio de bondade, despreza as ofensas.(Mateus 5:44-47)
O templo santo de Deus é perfeito, porquanto assim disse nosso Jesus amado:
“Sede vós, pois perfeitos, como é perfeito vosso Pai, que está nos Céus” (Mateus 5:48)
O templo santo de Deus, se tem, não nega a quem lhe pede dado ou emprestado.
O templo santo de Deus socorre aos necessitados, na nudez, na fome, na sede, visita os encarcerados e enfermos, acolhe o estrangeiro; ora uns pelos outros. Sem, contudo, fazer distinção de pessoas.
O templo santo de Deus é humilde. É extremamente humilde como Nosso Jesus amado deu prova disto.
O templo santo de Deus enxerga a humildade e não a gravata.
O templo santo de Deus é possuidor do fruto de Espírito (Gálatas 5:22)
O templo santo de Deus é membro da Igreja que vivem em santa unidade como membro do corpo, cujo cabeça é Cristo (1ª Coríntios 12:12-27)
Em Romanos, capítulo 12, versículos 9 a 18. Está escrito:
“O amor seja não fingido; aborrece o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado, sendo fervoroso no espírito, servindo ao Senhor; alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, persevera na oração; comunicai com os santos nas suas necessidades, e segui a hospitalidade; abençoai aos que vos perseguem; amaldiçoai e não abençoeis. Alegrai-vos com os que se alegram, e chorai com os que choram. Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos. A ninguém torneis mal por mal, procurai as coisas honestas perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tem paz com todos os homens.”
O templo santo de Deus faz tão-somente a vontade do Nosso Pai Celestial. Amém!
Diz o dicionário que fraternal é próprio de irmão ou irmã; afetuoso e benévolo.
|
7 |