RIBEIRO ROCHA JULIO 
SATANÁS É O DEUS DESTE SÉCULO
SATANÁS É O DEUS DESTE SÉCULO

 Vejamos o que nos diz a Bíblia sobre este dragão cruel

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai: ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando, ele profere mentira, fala do que é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (João, capítulo 8, versículo 44)- Disse JESUS.

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésios 6:12)

De acordo com o dicionário Aurélio, eis o significado  das palavras seguintes:

Potestades: Poder, potência.

Hostes: Inimigos.

Profere: Pronunciar, dizer, publicar em voz alta. 

Solto na terra, satanás é o deus deste mundo, com poder para semear toda maldade no coração do homem, conforme está escrito nas citações bíblicas a seguir:

“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele." [Apocalipse 12:9].

“Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem, está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (2 Coríntios 4:3-4)

“Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.”  (Efésios 2:2)

Dicionário Aurélio dar o significado das palavras abaixo:

Precipitado: Atirado, lançado.

Resplandeça: Brilhar ou luzir muito.

Ele é acusador dos cristãos, aqui na terra, conforme está escrito em Apocalipse 12:10, que diz:

“E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.” 

Satanás tem acesso aos céus e conversa com Deus, sendo-lhe permitido molestar o homem até aquele que está na graça de Deus, conforme nos diz Jó, capítulos 1 e 2, e seus versículos.

Seu lugar principal é na terra

“E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então, o SENHOR disse a Satanás: De onde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.” (Jó 6:7)

Ele não poupa nem os santos, como aconteceu com São Paulo, descrito em 2 Coríntios, capítulo 12, versículo 7:

“E, para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de me não exaltar.” 

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.  Ao qual resisti firmes na fé: sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no  mundo.” (1 Pedro 5:8-9)

Ele – o diabo – é dono de toda a maldade que há no mundo, porquanto implantou o primeiro pecado no coração do homem, tornando-se o autor de toda desgraça que há no mundo. Sua perversidade é sem limite. Seu reino maléfico se expande de maneira assoladora, que nos causa assombro.

Ele arrancou a santidade do homem, e minou seu coração de pecado, querendo assim destruir a obra perfeita do Criador.

Satanás conseguiu efetivar o seu plano, conforme está descrito em Gênesis 3:6, que relata:

E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Satanás se transfigura em anjo de luz

“E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito pois que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça: o fim dos quais será conforme as suas obras.” (2 Coríntios 11:14-15)

 Ele oprime o homem de todas as maneiras

“Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo porque Deus era com ele. (Atos 10:38)

Ele é mestre para lançar armadilha, a fim de aprisionar o homem

“Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.” (1 Timóteo 3:6-7)

Conforme o dicionário Aurélio, neófito quer dizer: Individuo recentemente convertido ao cristianismo.

Dono da traição, entrou no coração de Judas Iscariotes, que traiu Jesus.

“E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,” (João 13:2)

“Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair.” (João 13:21)

Enche de mentira o coração do homem

“Disse então Pedro: Ananias, porque encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?” (Atos 5:3)

Entra nas pessoas e controla tudo

“E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é? Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão. E após o bocado, entrou nele Satanás. Disse pois Jesus: O que fazes, fá-lo depressa.  (João 13:25-27;Mateus 26:21;” Marcos 14:18)

Trai beijando

“E logo, falando ele ainda, veio Judas, que era um dos doze, da parte dos principais dos sacerdotes, e dos escribas e dos anciãos, e com ele uma grande multidão com espadas e varapaus. Ora, o que o traía, tinha-lhes dado um sinal, dizendo: Aquele que eu beijar, esse é; prendei-o, e levai-o com segurança. E logo que chegou, aproximou-se dele, e disse-lhe: Rabi, Rabi. E beijou-o. E lançaram-lhe as mãos, e o prenderam.” (Marcos 14:43-45)

Atrapalha a ação do reino de Deus

“E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino, e o joio são os filhos do maligno; O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade.” (Mateus 13:37-41)

Diz o dicionário Aurélio que ceifa significa ato de ceifar, desbastes ou mortandade, grande destruição.

É capaz de tudo contra os salvos em Nosso Senhor Jesus Cristo

“Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.” (Lucas 22:31-32)

“E, para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de me não exaltar.” (2 Coríntios 12:7)

Audacioso quanto é, satanás se intrometeu em tudo, ao ponto de pretender cirandar Pedro.

O que será cirandar? Quem nos responde é o dicionário Aurélio. Vejamos:

Cirandar:  Joeirar, peneirar; peneira grossa por onde passam os grãos de areia.

Portanto, cirandar como trigo era reduzir Pedro a nada, transformando-o como grãos de areia.

Impede a realização dos planos dos santos de Deus

Pelo que bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu. (1 Tessalonicenses 2:18)

Aprisiona os santos de Deus 

“Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Apocalipse 2:10)

É terrível acusador dos crentes diante de Deus

“E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.” (Apocalipse 12:10)

Por três vezes tentou a Jesus, conforme está narrado em Mateus 4:3-11.

É terrível devorador

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” (1 Pedro 5:8)

Ele se transforma em anjo de luz

E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.(2 Coríntios 11:14

Como nos livrar dele

As Escrituras nos ensinam como devemos nos livrar deste tal, conforme está descrito:

 “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.  Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.  Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.  Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, havendo feito tudo, ficar firmes.”(Efésios, capítulo 6, versículos 10 a 12)J

“Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.” (Tiago 4:7-8)

 “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” (Efésios 6:11)

Ele – o diabo – não suporta a resistência do crente, pois nela está o poder de Deus.                                                                          

Advertência sobre o resultado do pecado, que é o ponto forte do diabo.

Em Romanos 6:23, diz:

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Amém!