Com a abertura do sétimo selo, vem os sete anjos, com as sete trombetas.
Nesse tempo, o mundo estará vivendo um período crítico e muito tenebroso, que o Apocalipse trata como a Grande Tribulação.
E Havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora (Apocalipse 8.1).
Sete anjos diante de Deus
Com a abertura do sétimo selo, João viu sete anjos que estavam diante de Deus, e foram dadas aos anjos sete trombetas. (Apocalipse 8.2)
Com a abertura do sétimo selo, todos do Céu ficaram em silêncio, pois o texto sagrado registra que se fez silêncio no Céu por meia hora.
Dar-se-á, portanto, os julgamentos das sete trombetas, bem como os julgamentos dos sete selos, porém, esses julgamentos não serão finais.
Diz o comentarista que “O Cordeiro tinha aberto os sete selos para colocar em andamento os acontecimentos do julgamento, mas os anjos tinham recebido o poder de executar os julgamentos das trombetas e das taças.” – Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal.
Findo o silêncio, o sétimo selo foi aberto, sendo revelado os sete julgamentos das trombetas. De tal sorte, a sétima trombeta anunciará o julgamento das taças, conforme Apocalipse 11.15, 16.1-21, que veremos mais adiante.
Outro anjo abre um intervalo
Antes do ecoar da primeiro trombeta do primeiro anjo, entra em ação outro anjo, conforme descreve o versículos 3 a 5, do mesmo capítulo 8: “E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. E o fumo do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus. E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos.” (Apocalipse 8:3 a 5)
João viu outro anjo que não era contado com os sete, o qual tinha um incensário, dirigindo-se ao altar. Recebendo muito incenso, colocou-o com as orações de todos os santos, cujo evento também é citado em Apocalipse, 6:9.
O comentarista diz que “O anjo atuou como um sacerdote, apresentando a Deus as orações dos santos. O incenso simbolizava as orações oferecidas, e o anjo era simplesmente o agente.” – Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal.
|
21 |