Após a visão do trono da majestade divina (Ap 4:1 a 11), João viu na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos (Ap. 5:1)
Surge um anjo forte bradando com grande voz, conforme descreve o texto sagrado que se segue:
“E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. (Apocalipse 5.1-3)
Deus, que está no Trono, é quem tem o destino da história da humanidade, a qual (humanidade) é perversa e má. Ninguém pense que vive à vontade e pronto! pois todo ser humano está na dependência do Senhor Deus.
Todavia, as forças das trevas não terão vitória sobre os que servem ao Trono Celestial, visto que quem controla tudo é o Senhor nosso Deus – o Todo Poderoso.
O livro que João viu na mão direita de Deus tem os Seus decretos, o qual registra os acontecimentos que se estendem para o fim de todas as coisas.
João chorou porque ninguém abria o livro, conforme está escrito no versículo 4: “E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.”
João chorou porque sabia que, se o livro não fosse aberto, não chegaria o final da história. E assim a maldade se instalaria com mais força na terra e o imaginário se tornaria real, num mundo tão perdido, onde tudo já é normal.
João é consolado por um dos anciãos
“E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.” (Apocalipse 5.5)
João é consolado pelo ancião, que diz “não chores”. Tal consolo também é dado aos salvos em Cristo Jesus.
Só Jesus – o Filho do Homem, o Leão da Tribo de Judá, a Raiz de Davi -, tem poder para abrir o livro.
João olhou e viu que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados a toda a terra (Apocalipse 5.6-7)
João viu o Cordeiro, que morreu e mas estava vivo, e vive eternamente. Ele mesmo diz em Apocalipse, capítulo 1, versículo 18: “...que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amem. E tenho as chaves da morte e do inferno.”
O comentarista Bíblico, Hernandes Dias Lopes, diz que “A solução da história está em Jesus. O livro da história está nas mãos de Jesus. Ele tem todo o poder e toda a autoridade.”
“Jesus tem a chave da interpretação da história nas mãos...” - diz o mesmo comentarista.
O universo está nas mãos daquele que morreu na Cruz, e mudou literalmente a história, porém, os do mundo não conseguem enxergar esta verdade.
O Cordeiro, de posse do livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante dEle (o Cordeiro), tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. (Ap 5.8)
|
8 |