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TEMPO DE COLHEITA DA TERRA
TEMPO DE COLHEITA DA TERRA

O capítulo 14, versículos 14 a 20, do Apocalipse, apresenta duas cenas de ceifa, que são retratadas aqui. A primeira é a ceifa de trigo, com o Filho do Homem como segador. A segunda é de uvas, recolhidas pelos anjos, conforme veremos  nos textos sagrados que se seguem, iniciando com os versículos 14 e 16, do capítulo 14. 

João  viu o Filho do Homem

E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda. E outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice, e sega; é já vinda a hora de segar, porque já a seara da terra está madura!  E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra e a terra foi segada.” (Ap 14:14 a 16)

Os comentaristas do Beacon dizem que “João viu uma nuvem branca (14) e sentado nela estava um semelhante do Filho do Homem. Isso reflete a linguagem de Daniel, capítulo 7, versículo 13, quando o profeta Daniel nas suas visões da noite, viu nas nuvens do Céu um como o Filho do Homem. O título Filho do Homem é usado por Jesus para si mesmo 81 vezes nos Evangelhos, parece justificável aceitar que João aqui se refere a Jesus.”

Na  visão  de João, Cristo  pode  estar  esperando  que  o  mensageiro angelical anuncie o tempo da colheita, assim como outros anjos anunciam os julgamentos de Deus.  Com a foice aguda, ele espera o anúncio de que a colheita da terra deverá começar.

A expressão “a seara da terra está madura” toma do Antigo Testamento, a imagem do julgamento divino como sendo uma
“seara”, pois em Jeremias, capítulo 51, versículo 33, diz que o tempo de segar virá.

Hernandes Dias Lopes diz que “Cristo vem gloriosamente e vencedoramente nas nuvens. Ele virá com as nuvens” (Ap 1.7)

Esta é a segunda fase da segunda vinda de Jesus. A primeira fase da segunda vinda, como já vimos, ele ficará nas nuvens, invisível.

Continuando, diz Hernandes que “Cristo vem para a colheita das primícias, ou seja, reunir os Seus eleitos. Virá para julgar. A coroa da vitória estará  em Sua cabeça e a foice em Sua mão. Ele virá para reunir os Seus escolhidos dos quatro cantos  da terra.”

Seara: Plantação de cereais  (dic bíblico de Almeida)

Sega: Colheita  (dic bíblico de Almeida)

A colheita de uvas

 “E saiu do templo, que está no céu, outro anjo, o qual também tinha uma foice aguda. E saiu do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice aguda, dizendo: Lança a tua foice aguda, e vindima, os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras. E o anjo meteu a sua foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra, e lançou-as no grande lagar da ira de Deus. E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios.” (Ap 14:17-20)

O comentarista Hernandes Dias Lopes diz que “O juízo para os ímpios será como uma vindima. A ideia aqui não é de uma colheita dos frutos, mas de um lagar, onde as uvas são pisadas e esmagadas. O pisar das uvas era uma figura  familiar para a execução da ria divina sobre os seus inimigos. Essas uvas que são pisadas são os incrédulos. Assim como as uvas são pisadas e esmagadas, assim também os iníquos vão ser destruídos e castigados eternamente. Essa é a ideia clara do furor da ira de Deus contra os ímpios que blasfemaram do Seu nome e perseguiram a Sua igreja (Is 63:1-6)”

            Hernandes continua: “O juízo de Deus será completo sobre todos os ímpios em todos os lugares. A extensão de 1.600 estádios é igual a 360 Km, ou seja, a distância do Norte ao Sul da Palestina, de Dã a Berseba.”

O sangue vai até um metro e meio de altura.

            O julgamento vindouro não será nem bom lembrar, porém, não se trata de fantasia, pois é castigo de Deus sobre o mundo perdido.

            Em Apocalipse, capítulo 19, versículo 15, referindo-se à volta de Jesus, diz que “...ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.”

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