Quando o quinto anjo tocar a quinta trombeta virá a CAVALARIA DO INFERNO – uma coisa terrível -, pois João viu uma estrela que do céu caiu na terra, conforme está descrito em Apocalipse, capítulo 9, versículo 1: “E O quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.” (Apocalipse 9.1).
A quinta trombeta traz o primeiro “AI”.
Uma estrela que do Céu caiu, refere-se a um ser demoníaco não identificado, provavelmente o próprio Satanás ou um anjo caído (Apocalipse 9.11, 12.7-12)
O dicionário bíblico de Almeida diz que abismo é O MUNDO DOS MORTOS (Salmo 88.11; Romanos 10.7). É prisão de demônios e de Satanás (2 Pedro 2.4)
Com o quinto anjo vem a praga de gafanhotos – A CAVALARIA DEMONÍACA -, conforme descreve Apocalipse, capítulo 9, versículos 2 e 3: “E abriu o poço do abismo, e subiu fumo do poço, como o fumo de uma grande fornalha, e com o fumo do poço escureceu-se o sol e o ar. E do fumo vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra.”
Os gafanhotos são demônios e receberão ordem para não causar dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus. (Apocalipse 9.4)
Os que tem o sinal de Deus são os israelitas fiéis (Apocalipse 7.3-8).
Não será permitido aos gafanhotos matarem os homens, mas que por cinco meses os atormentem; e o tormento dos gafanhotos será semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem. (Apocalipse 9.5)
A dor do tormento
“E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e
desejarão morrer, e a morte fugirá deles.” (versículo 6)
A morte os rejeitará, e fugirá deles. É castigo de Deus sobre os ímpios, pois amaram o mundo, e desprezaram Deus, Jesus e o Espírito Santo. E não se arrependerão dos seus feitos.
O comentarista Cornelius Gallus diz que “Pior do que qualquer ferida é desejar morrer, mas não conseguir.”
O tormento será sem precedente, pois a morte seria um grande alívio para os atormentados.
A aparência dos gafanhotos é terrível.
“E o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia umas como coroas semelhantes ao ouro; e os seus rostos eram como rostos de homens. E tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões. E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate. E tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e aguilhões nas suas caudas; e o seu poder era para danificar os homens por cinco meses.” (Apocalipse 9.7-10)
Os gafanhotos não procurarão comida, pois serão enviados para uma missão específica, e farão guerra contra os seus próprios seguidores.
Diz Hernandes Dias Lopes que “As quatro primeiras trombetas foram juízos que atingiram a natureza: a terra, o mar, os rios e os astros. Mas, agora, os terrores do tempo do fim vão aumentando em tensão e intensidade.”
Os gafanhotos não são calamidades naturais, nem terrores deste mundo, mas terrores demoníacos, que vêm do abismo, onde estão aprisionados anjos caídos, que invadem a terra para atormentar os homens.
Aguilhões: Ponta afiada da aguilhada; bico ou ponta perfurante; o mesmo que ferrão. (dicionário pátrio)
Aguilhada: Vara com ferrão para molestar os bois.
Os gafanhotos terão o comando do diabo
“E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadon, em grego Apolion.” (Apocalipse 9.11)
Abadon: Destruidor; Aquele que governa as regiões do inferno (Dicionário bíblico de Almeida). Cumpre-se o primeiro ai, seguindo-se os dois ais (Apocalipse 9.11).
|
13 |