A construção do primeiro templo
No ano de 966 antes de Cristo, o rei Salomão, filho do rei Davi, iniciou a construção do templo de Jerusalém, nas montanhas de Muriá, onde Abraão ofereceu em holocausto o seu filho Isaque (Gênesis 22:2), que ficou conhecido como o Templo de Salomão, que seria “...uma casa ao nome do SENHOR, como também uma casa para o seu reino.” (2 Crônica 2.1)
Para a construção do Templo, o rei Salomão precisou de uma logística imensa, conforme 2 Crônica, capítulo 2, versículos 1 a 4, consta que Salomão contou com setenta mil homens de carga, e oitenta mil que cortassem na montanha, e três mil e seiscentos inspetores sobre eles.
Salomão contou com o apoio de Hirão, rei de Tiro, pedindo-lhe: “...um homem sábio para trabalhar em ouro, e em prata, e em bronze, e em ferro, e em púrpura, e em carmesim, e em azul; e que saiba lavrar ao buril, juntamente com os sábios que estão comigo em Judá e em Jerusalém, os quais Davi, meu pai, preparou. Salomão pediu mais madeira de cedros, faias, algumins do Líbano... ” (2 Crônica 2:7-8)
Destruição do Templo de Salomão
Em 597 a.C., o rei babilônio, Nabucodonosor II, invadiu Jerusalém, deportou parte da população e colocou no trono Zedequias, porém, em 588 a.C, Zedequias se rebelou contra o domínio babilônico, sendo deposto pelas tropas do rei Nabucodonosor, mantendo o controlo do povo de Deus, submetendo-o ao cativeiro, e destruíram o templo de Salomão.
Construção do Segundo Templo
No ano 520 antes de Cristo, o senhor Deus levantou o imperador Ciro, da Persa, quando muitos judeus retornaram à cidade de Jurusalém, a fim de ajudar Zorobabel iniciar a construção do Templo, que fora destruído pelo rei Nabucodonosor (Esdras 5:1), ficando conhecido como o templo de Zorobabel, porém, não tinha a mesma estrutura do Templo de Salomão.
Reforma do segundo Templo
No ano de 37 antes de Cristo, o rei Herodes – o Grande –, nomeado o primeiro rei dos judeus por Roma, mandou remodelar o segundo Templo, que passou a ser chamado de templo de Herodes.
Destruição do segundo Templo
No ano 70 depois de Cristo, o general Tito, filho do imperador
romano Vespasiano, com uma tropa formada por 60 mil soldados, cercou Jerusalém, matou 40 mil soldados judeus; matou também 1 milhão e cem mil civis – adultos e criança. E destruiu o segundo Templo, não ficando pedra sobre pedra que não fosse derribada, sendo cumprida a profecia de Jesus (Mateus 24:2)
Construção do terceiro Templo
Agora, vem a construção do terceiro Templo; sua construção será num Tempo recorde, devido o avanço da tecnologia. Provavelmente o terceiro Templo será construído no governo da Besta de Apocalipse 13:1-3.
A besta se assentará primeiro no Templo
O apóstolo Paulo, escrevendo à igreja dos tessalonicenses, diz:
“Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição; O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte QUE SE ASSENTARÁ, COMO DEUS, NO TEMPLO DE DEUS, QUERENDO PARECER DEUS.” (2 Tessalonicenses 2:3-4)
A exaltação do iníquo não irá muito longo, pois o seu tempo de governo será de sete anos.
|
11 |