Antes do sétimo anjo com a sétima trombeta, surgirá um anjo forte
com um livrinho, conforme Apocalipse, capítulo 10, versículos1 e 2, que descreve:
João viu outro anjo forte “...que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo; E tinha na sua mão um livrinho aberto, e pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra;” (Apocalipse 10.1-2)
Realmente, o anjo grandemente forte, com muito poder, o qual tinha na sua mão um livrinho aberto. Ele vem proclamar juízo, pois é tremendamente poderoso.
Alguns comentaristas dizem que o anjo forte seria Jesus, mas não tem fundamento, pois Jesus não se apresentou em forma de anjo em lugar nenhum; após o Pai O ressuscitar, Ele apareceu várias vezes tal como era antes (Mateus 28.9; Lucas 24.35-41; Apocalipse 1.13-16)
O anjo forte clamará com grande voz “...como quando brama o leão: e, havendo clamado, os sete trovões fizeram soar as suas vozes.” (Apocalipse 10.3)
Ouvidas dos sete trovões suas vozes, João diz “...eu ia escrevê-las, e ouvi uma voz do céu, que me dizia: Sela o que os sete trovões falaram, e não o escrevas.” (Apocalipse 10.4)
João foi impedido de escrever o que os setes trovões falaram, assim como Daniel foi impedido conforme está escrito: “E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.” (Dn 12.4).
A Bíblia de Estudo do Expositor, de Jimmy Swaggart, diz “E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro”, significa que a Daniel foi dado o plano a respeito de Israel, e nada mais deve ser dito. E a frase “até ao fim do tempo” refere-se ao Fim dos Tempos.
Continuando, Jimmy Swarggart diz que “muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará” refere-se ao tremendo aumento da tecnologia, que fez a sua grande estreia no início do século 20; Também se refere ao conhecimento da Palavra de Deus, que aumentará nestes últimos tempos, especialmente com respeito às Profecias Bíblicas.”
Daniel, capítulo 12, versículo 4 acima, é o contrário da revelação que João recebeu, conforme Apocalipse 22:10, que descreve: “E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.” Estamos vivendo o tempo do tempo!
O João viu um anjo forte e poderoso, o qual estava sobre o mar e sobre a terra, que levantou a sua mão para o Céu, E jurou por aquele que vive para todo o sempre, que criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora. Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, SE CUMPRIRÁ O SEGREDO DE DEUS, como anunciou aos profetas, seus servos. (Apocalipse 10:5-7)
No livro do profeta Amós, capítulo 3, versículo 7, diz que “Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus, os profetas”
Um anjo sobre o mar e sobre a terra, significa que é Deus quem manda no mundo, tendo o controle de tudo, não obstante, devido o livre arbítrio o ser humano segue cominhos contrários ao do Reino de Deus. E assim, o fim de milhões de milhões, milhares de milhares, é o tormento eterno.
Ao levantar a sua mão direita ao Céu, o anjo fez um juramento por aquele que vive para Todo o Sempre, o qual é Deus. Aqui, mostra a verdade de Deus, um Deus que é eterno, e controla tudo; porém, muitos se confundem com tal verdade. Não obstante, poucos são firmes na VERDADE DE DEUS.
A voz que João ouviu do Céu, tornou a falar com João, dizendo: “Vai e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra.” (Ap 10:8)
João dirigiu-se ao anjo muito grande, dizendo-lhe: “Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.” (Ap 10:9)
João tomou o livrinho e comeu
O comentarista diz que “É muito provável que este livrinho represente as revelações de Deus como foram dadas a João neste livro.”
João tomou o livrinho da mão do anjo, comendo-o e deixou sua boca doce como mel; o seu ventre, porém, ficou amargo. (Ap 10:10)
Após comer o livrinho, o anjo mandou João profetizar outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis. (versículo 11)
Tantas profecias anunciadas aos povos, nações, línguas e reis; no entanto, poucos deste mundo inteiro dão ouvidos às profecias e às pregações feitas pelos representantes de Deus na terra.
O comentarista diz que João iria profetizar sobre um mundo que tinha se afastado de Deus. Não haveria distinção entre as pessoas, pois a mensagem seria para todos. – Comentário ao Novo Testamento de Aplicação Pessoal.
Em Apocalipse, capítulo 11, versículo 1, João recebeu uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, dizendo “Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.”
Mas não o átrio, que não seria medido, conforme diz o texto sagrado:“E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses.” (Ap 11: 2)
A cana que João recebeu era uma planta de junco que crescia ao longo do rio Jordão (Mat 11.7), chegando muitas vezes a medir cinco metros de altura. Essa cana era semelhante a uma vara em força e no seu alinhamento, porém mais comprida. – Comentário Bíblico Beacon.
O templo, neste caso, é o local onde se reúne a Verdadeira Igreja de Jesus, cuja igreja é templo de Deus e morada do Espírito Santo (1ª Co 3.16; cujos membros são o corpo de Cristo, sendo o cabeça da igreja o próprio Jesus (1 Co 12:12-27; 2ª Co. 6.16; Efésios 2.21).
Aquele que é Templo de Deus torna-se geração eleita, sacerdócio real, nação santa, o povo adquirido, para cujo povo ordenado está: “...para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1ª Pedro 2:9). Cujo anúncio deve ser por todo o mundo (Marcos 16:15-16)
Desta feita, as nações ímpias sob o comando do anticristo – no governo da Besta (Ap 13) - , pisarão o átrio e a cidade santa por quarente e dois meses, como já vimos acima.
O pastor Elinaldo Renovato, no seu livro O Final de Todas as Coisas Esperança e glória para o salvo, diz que “Essa medição significa castigo da parte de Deus sobre Jerusalém, que será pisada por quarenta e dois meses ou três anos e meio, na segunda metade da Grande tribulação (Ap 11.2).”
|
5 |