Após resolvidas todas as questões já narradas, o Filho do Homem se assentará no trono de sua glória, conforme o seu último sermão profético, a fim de instalar o Seu reino na terra, conforme o Evangelho de Mateus, capítulo 25, versículos31 a 46, que se seguem.
Ele se assentará no Trono de sua Glória
“E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;” (capítulo 25:31-32)
Jesus, no seu último sermão profético, apresentou duas categorias de servidores – os que sevem ao Trono de Deus e os que servem ao trono do deus das trevas.
A recompensa dos que dão esmolas em oculto
Em Mateus, capítulo 6, versículos 3 e 4, Jesus disse que a esmola
deve ser dada sem outra pessoa saber, sendo, portanto, ocultamente, e, conclui: “...teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
A proclamação pela esmola
O texto sagrado, no versículo 33, apresenta a recompensa publicamente, quando o Filho do Homem fará uma proclamação, após separar as ovelhas dos bodes, conforme o versículo 34, que descreve: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;” – grifo nosso.
Aqui se trata da segunda fase da segunda vinda de Jesus, após os sete anos do governo do anticristo. O Filho do Homem virá com as nuvens, e todo olho o verá (Ap 1.7), tal como subiu (Atos 1.9).
Jesus explica as razões do agradecimento publicamente, conforme descrevem os versículos 35 e 36: “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.”
As ovelhas são os salvos em Cristo Jesus, que tiveram fé só no Rei Jesus, porquanto, em Efésios, capítulo 2, versículos 8 e 9, diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”
As ovelhas nasceram da água e do Espírito (João 3:3 a 5), são filho de Deus (João 1:12 e 13), creram no Filho Unigênito de Deus (João 3:16), passaram pela porta estreita e andaram pelo caminho apertado (Mateus 7:14), cujos nomes estarão no livro da vida (Ap 20:15)
O tripé da Salvação
Na 1ª Carta de Paulo à Igreja do Senhor, que estava em Corinto, capítulo 13, versículo 13, o Apóstolo das Nações, apresenta o tripé da Salvação Eterna, conforme o texto:“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três, mas a maior destas É A CARIDADE.” Sem as quais ninguém verá a Deus.
A pergunta das ovelhas ao Rei
“Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?” (Vs 37 a 39)
A resposta do Rei às ovelhas
“E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (versículo 40). Estão pregando isto nos templos feitos de alvenaria?!
A recompensa dos bodes
“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer, tive sede, e não me destes de beber. Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.”
Os bodes diziam que amavam a Deus, mas não cumpriam os mandamentos de Deus, diziam que amavam a Jesus, mas não guardaram os mandamentos de Jesus (João 14:15). Isto é sério!
Os bodes perguntarão ao Rei
“Então eles também lhe responderão, dizendo: “Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?” (vs 44)
Porque os bodes receberão eterna sentença?
“Então lhes responderá, dizendo: “Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.” (versículos 45 e 46)
Os bodes receberão duro juízo, pois viveram cheios de riqueza, e não socorreram os pequeninos de Jesus, nas suas mais variadas necessidades.
As ovelhas são os Filhos de Deus
No Evangelho de João, capítulo versículo 1, versículos 12 e 13, diz se referindo a Jesus: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.”
Além dos irmãos de Jesus, filhos de Maria e José (Mt 13:55 a 57; Atos 1: 12 a 14; Gálatas 1:18 e 19), tem os que são feitos filhos de Deus porque receberam a Jesus e creram no Seu santo nome, recebendo novo nascimento, conforme já vimos.
As ovelhas creram no Filho Unigênito de Deus (João 3:16), e salvos pela graça por meio da fé; isto não vem do homem; é dom de Deus (Efésios 2:8), e não vem das obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2:9). E também praticaram a caridade (1ª Coríntios 13: 1 a 13), e não tropeçaram, nem tropeçarão até o fim da vida física, ou até o arrebatamento da Igreja de Jesus.
As ovelhas receberam as bençãos espirituais, conforme o texto sagrado descreve: “Bem-dito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.” (Efésios 1:3). E creram num “só Senhor, numa só fé, num só batismo (Efésios 4.5).
As ovelhas são aquelas pessoas, que, ao ouvirem a pregação da Palavra de Deus, creram no Evangelho da Maravilhosa Graça e foram batizadas (Marcos 16.15-16), sendo filhas de Deus (João 1:12-13), tornaram-se templo de Deus e morada do Espírito Santo (1ª Coríntios 3.16), e consideradas santas (versículo 17 do mesmo capítulo 3)
As ovelhas iniciaram socorrendo os seus parentes necessitados; as ovelhas socorreram aqueles irmão bem humildes e cheio de necessidades, que vão ao culto, socorrendo também os que não são Crentes em Cristo Jesus; as ovelhas vestiram aquele morador de rua, deram-lhe de comer e de beber; as ovelhas visitaram os enfermos.
Dois coisas, porém, são difíceis nos dias atuais terrivelmente maus: hospedar o estrangeiro e visitar os presos.
|
17 |