A BESTA QUE SUBIU DO MAR
A BESTA QUE SUBIU DO MAR

  1. “E EU pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfémia. E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.”  (Apocalipse 13:1-2)

O dragão desta profecia é o adversário das nossas almas, que vive rangendo os dentes querendo nos devorar.

Uma das cabaças da besta foi ferida de morte, mas sobreviveu.

“E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.” (Apocalipse 13:3)

O Anjo fala sobre a grande prostituta:

“E VEIO um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;  Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.  E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfémia; e tinha sete cabeças e dez chifres.” (Apocalipse 17:1-3)

Cor de escarlata significa: Cor vermelha viva e rutilante; tecido que dessa cor. De cor vermelha muito viva.

O que significa tudo isto?

O anjo responde:

O anjo diz o mistério da mulher, das sete cabeças da besta e dos dez chifres (Apocalipse 17:7)

Assim falou um dos sete anjos:  

“Aqui há sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.  E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo. (17:9-10)

“E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.” (Apocalipse 17:18)

“E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.  Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta.”  (17:12-13)

“As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.” (Apocalipse 17:15) 

A Besta receberá o poder e assumirá o governo mundial. Governará toda a terra.

Conforme Apocalipse, capítulo 13, versículos 5 e 7, a besta continuará  por quarenta e dois meses no poder, que lhe será dado pelos dez reis, Ser-lhe-á permitido fazer guerra aos santos e vencê-los, e o seu poder irá sobre toda tribo, língua e nação.

Os perdidos adorarão o dragão e a besta. E exaltarão a besta, dizendo:

“Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?”(Apocalipse 13:4) 

Os perdidos, que não conhecem as Escrituras, adorarão a besta, conforme Apocalipse, capítulo 13, versículo 8, que assim o diz:

“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Apocalipse 13:8)

A besta será um líder religioso ou um político.

Vejamos:

“Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.” (Apocalipse 13:18)

A besta subirá do abismo. E já esteve no poder. poderoso em palavras. conhecido por toda a terra. e com muita humildade. Já Morreu ou não?

Vejamos a revelação do anjo a este respeito:

A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá. E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.” (Apocalipse 17:8 e 11)

Conforme a explicação do anjo, e olhando-se os dias atuais, a besta já passou pela terra ou estará à porta, e subirá do abismo. Com efeito, a besta, que já morreu ou morrerá, será ressuscitada.

Que abismo será este?

O dicionário da língua portuguesa aponta o significado de abismo, dentre as várias significações, como sendo profundeza e inferno; grande profundidade que supõe insondável e tenebrosa.

A  besta que subiu da terra

“E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão. E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada. E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens.” (Apocalipse 13:11-13)

A besta que haverá de subir da terra enganará a todos com grandes sinais.

“E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.”  (Apocalipse 13:13-14)

Morrerá quem não odorar a imagem da besta.

“E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.” (Apocalipse 13:15) 

Os que se ajoelham diante de imagens, representando gente morta, não terão dificuldades para se ajoelhar diante da imagem da besta que subirá do mar, com uma vantagem: as outras imagens não falavam, mas a imagem da besta falará. E os que já cumpriam aquela prática a exaltarão. 

Os adoradores receberão o sinal da besta que subiu do mar.

“E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas; Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.” (Apocalipse 13:16-17)

O número da besta

 “Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.” (Apocalipse 13:18)

O terceiro anjo avisará sobre o perigo de adorar a besta e receber o seu sinal. E assim disse o anjo:

“E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão,  Também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálix da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.” (Apocalipse 14:9-10)  

Não obstante, inebriados com a imagem falante da besta, os pecadores não darão ouvidos às coisas celestiais, e preferirão servir à besta. E terão o castigo merecido.

Os que receberem o sinal da besta, a adorarão. Ajoelhar-se-ão diante da imagem da besta, adorando-a. E falarão com a imagem da besta, porquanto lhe será colocada voz. ELES RECEBERÃO DURA SENTENÇA, conforme está escrito:

“E foi o primeiro, e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.”  (Apocalipse 16:2) 

Sega: Ato ou efeito de segar; ceifa; tempo que dura a ceifa.

Segar: Cortar as searas com foice; o mesmo que ceifar; lançar por terra.

Babilônia: Devassidão.

Searas: Cereais semeados e já nascidos. Messe. Campo que tem cereais semeados; pequena porção de terra cultivada.

Montes: Montanha ou serra.

Taça: Vaso para beber, com pouco fundo e boca larga. É também copo.

Cristo vencerá a besta e o falso profeta

Em Apocalipse, capítulo 19, versículo 11, está escrito:

E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.”

A Palavra de Deus vencerá:

“E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestes de linho fino, branco e puro.” (Apocalipse 19:13-14) 

Em Apocalipse, capítulo 19, versículo 19, diz:

“E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.”

A besta e o falso profeta serão derrotados.  

“E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre.” (Apocalipse 19:20)

 “E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.” ( Apocalipse 19:21)

O cumprimento das profecias.

Após a vitória de Cristo, que destino terá o inimigo?

Que homem será a besta?

De que país surgirá a besta?

Falta alguma profecia a ser cumprida?

Estudaremos todas estas coisas em capítulos seguintes.

Faça o seu comentário sobre o assunto. Ele é importante!