A grande prostituta
João viu a Mulher assentada na besta de cor escarlate (Ap 17:3), cuja mulher tem sido a desgraça de muitos que povoam a terra, conforme o veremos neste contexto, o qual nos apresenta visão e interpretação, porém, tudo no controle do Deus Altíssimo, a quem os salvos dão Honra e Glórias, incessantemente. Amém!
João viu a Mulher assentada na besta de cor escarlate (Ap 17:3), cuja mulher tem sido a desgraça de muitos que povoam a terra, conforme o veremos neste contexto, o qual nos apresenta visão e interpretação, porém, tudo no controle do Deus Altíssimo, a quem os salvos dão Honra e Glórias, incessantemente. Amém!
Um dos anjos que tinham as sete taças falou com João, e disse: “Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;” (Apocalipse 17:1)
O anjo mostra a João o destino da Grande Prostituta, que também é chamada de a Grande Babilônia (Apocalipse 17.5)
Hernandes Dias Lopes, comentarista do Apocalipse, apresenta cinco pontos que identificam a Grande Prostituta, que também é tratada como a Grande Meretriz, conforme o autor descreve:
1)“...o contraste entre a noiva e a meretriz; entre a nova Jerusalém e a grande Babilônia.”
2) “...a grande meretriz é conhecida pela sua influência mundial (Apocalipse 17; 1, 15)”
3) “...a grande meretriz é conhecida pela sua riqueza (17.4.)”
4) “...a grande meretriz é conhecida por sedução (17: 2,4,5”)
5) “...a grande meretriz é conhecida pela sua violência (17:6)
A Grande Prostituta é uma igreja apostatada. Uma igreja falsa. Uma igreja que já começou caída. Seus líderes e seguidores dizem que amam ao Deus Altíssimo, mas não cumprem os seus mandamentos (Deuteronômio 5:8 e 9; Êxodo 20:1 a 4; Levítico19:4; Salmo 115:8; Isaías 42:8); Dizem que amam a Jesus, porém, não guardam os seus mandamentos (João 14.15); Não examinam as Escrituras (João 5.39). Eles misturam o Pai, o Filho e o Espírito Santo com coisas reprovadas pelo Trono de Deus.
Os líderes e congregados da igreja apostatada, da GRANDE PROSTITUTA, não amam os seus inimigos (Mateus 5.44); a igreja apostatada matou milhões de pessoas inocentes. Todos ignoram a mensagem de Jesus na Cruz, pois Jesus amou os que estavam lhe pregavam na Cruz (Lucas 23.34). Eles renegam a Jesus.
A igreja caída se disfarça querendo servir ao Senhor Nosso Deus, mas não O serve, pois mistura Deus com muitos deuses que tem bocas, mas não falam; tem olhos, mas não veem; tem ouvidos, mas não ouvem; tem pernas, mas não andam; tem mãos, mas não apalpam; tem pés, mas não andam; nem som alguém sai da sua garganta. Tornam-se semelhantes a eles os que os fazem e todos que neles confiam (Salmo 115.5 a 8)
Destacamos alguns pontos fundamentais sobre a prostitutas, a saber:
Número 1, vejamos o contraste entre a noiva do Cordeiro e a meretriz; entre a nova Jerusalém, e a grande Babilônia (Ap 17.1). João recebe uma visão e ele pode contrastar essa visão com outra (Ap 21.9).
A noiva do Cordeiro é fiel, mas a meretriz é infiel. A Nova Jerusalém é uma cidade santa, porém, a grande Babilônia é maldita. A Nova Jerusalém é luz, mas a grande Babilônia é treva.
A Igreja dos salvos é a noiva do Cordeiro, mas a meretriz é a noiva de Satanás.
A grande prostituta tem um letreiro na testa, conforme o versículo 5, capítulo 17, diz: “E na sua testa estava escrito o nome: MISTÉRIO, A GRANDE BABILÓNIA, A MÃE DAS PROSTITUIÇÕES E ABOMINAÇÕES DA TERRA. – grifo nosso.
A meretriz, que é a mãe das prostituições, deu a luz à prostituição religiosa, levando seus erros doutrinários abomináveis aos habitantes da terra. Seus templos estão em todos os recantos do mundo, porquanto os do mundo gostam dos seus enganos doutrinários.
A mãe da prostituição despreza o Deus verdadeiro, e cria muitos deuses para si, e tem deuses para todos os gostos, aos quais faz as suas petições afrontando o Deus Altíssimo.
Tudo isto é o cumprimento do que foi dito pelo Espirito, que “...nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;” (1 Timóteo, capítulo 4, versículo1)
Número 2, a grande prostituta tem amantes religiosos no mundo inteiro, cujo líder é exaltado acima de todos neste globo que se chama terra.
Um dos sete anjos que tinham as sete taças mostrou a João a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas (Apocalipse 17.1), as águas “...são povos, e multidões, e nações, e línguas. (Apocalipse 17.15)
A grande prostituta terá sua condenação eterna, e será jogada no logo de fogo para o sempre. Amém!
Número 3, a grande prostituta se veste luxuosamente. A grande prostituta construiu e constrói templos majestosos pelos quatro cantos do mundo, em cujos templos coloca nos seus altares e paredes tudo que a Bíblia Sagrada proíbe. Arrecada riqueza pelo mundo inteiro, seus tesouros tem valores imensuráveis; sua luxúria encanta o mundo, pois é cheia de ouro, pedras preciosas, conforme descreve Apocalipse, capítulo 17, versículo 4:
“E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;”
O prelado dessa religião apóstata se veste de púrpura e de escarlata.
Prelado: Segundo o dicionário priberam da língua portuguesa significa título dos altos dignitários da Igreja.
Púrpura: Cor vermelha escura.
Escarlata: Cor vermelha viva e rutilante, que também é resplandecente.
Rutilante: Resplandecente, luzente, muito brilhante.
Tal cor é utilizada pelo alto escalão da Igreja Católica Romana, pois suas vestes chamam à atenção pelo seu luxo.
A prostituta chama os seus seguidores de povo de Deus, e filhos de Deus. Milhões de milhões, milhares de milhares são enganados, dizendo-se irmãos de Jesus e filhos de Deus.
Os sinais de Jesus não seguem a igreja apostatada, conforme está escrito:
“E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão.” (Marcos 16.17 e 18)
Nenhum dos seus membros – líderes ou seguidores – fazem o que está escrito no texto acima.
Número 4, a prostituta é a ruína dos habitantes da terra, conforme a Apocalipse, capítulo 17, versículo 2, descreve:
“Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.”
Aqui, trata-se de prostituição espiritual e religiosa. Os reis da terra iam e vão aos pés do líder maior da igreja caída – o papa. O líder maior vai aos governantes terrenos, o qual é recebido solenemente. E recebe beijos em sua mão.
A meretriz ou prostituta, que é chamada também de Babilônia, representa um sistema religioso apóstata, como já vimos, é ao mesmo tempo infiel e hostil a Deus (Dicionário Bíblico Wycliffe)
|
17 |